>
 

Falando A Verdade

No romance "Matar Um Pássaro Canoro", Atticus Finch é advogado de cidade pequena respeitado no sul segregado durante a década de 1930. Quando ele assume um caso que coloca um homem inocente negro contra duas desonestas pessoas brancas, Atticus sabe que vai enfrentar o preconceito terrível do júri. Mas sua consciência o impele a falar a verdade audazmente em face da oposição.

Os profetas do Antigo Testamento eram muitas vezes enviados a pregar a verdade a um povo obstinado. "[Deus}Porém o SENHOR lhes enviou profetas para os reconduzir a si; estes profetas testemunharam contra eles, mas eles não deram ouvidos." (2 Crônicas 24:19). Sua mensagem muitas vezes resultou em perseguição e às vezes até a morte "E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra." (Hebreus 11:32-38).

Durante o ministério de Cristo na terra, Sua mensagem também resultou em oposição com raiva "Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir. Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José? Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. E prosseguiu: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra; e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro. Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo.Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se." (Lucas 4:21-30). No entanto, na soberania de Deus, o aborto terrível da justiça que condenou Jesus à morte na cruz comprou a nossa redenção.

Agora, como representantes de Cristo ressuscitado no mundo, estamos a promover a reconciliação, justiça e integridade "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." (Miquéias 6:8);. (2 Coríntios 5:18-21). E ao fazê-lo, isso pode significar falar a verdade na face da oposição. Este é o custo para cada crente até o dia quando Cristo define todas as coisas certas (Apocalipse 20:11-15). - Dennis Fisher

A vida que conta deve trabalhar e lutar,

Deve odiar o mal e amar o direito;

Deve defender a verdade, de dia, de noite

Esta é a vida que conta. -Anon.

Joiada "Envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu." (v. 15), que era "sumo sacerdote no momento da usurpação de Atalia do trono de Judá, escondeu Joás, filho do rei, por seis anos e acabou substituído no trono de Judá" (Strong Concordância Exaustiva). - Bill Crowder

Pensamento do Dia: É melhor declarar a verdade e ser rejeitado do que reter a verdade apenas para ser aceito.