>
 

Detalhes, Detalhes

"Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. Pois bem, ainda que eu sinta plena liberdade em Cristo para te ordenar o que convém, prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus; sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração. Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho; nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade. Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor." (Filemon 1:4-16)

Os detalhes fazem a diferença. Pergunte ao homem da Alemanha, que pretendia visitar sua noiva para o Natal, mas acabou em Sidney neve, Montana, em vez da ensolarada Sidney, Austrália.

Preposições em nossa língua parecem detalhes insignificantes, mas eles podem fazer uma grande diferença. As palavras "em" e "para" são um exemplo.

O apóstolo Paulo escreveu: "Em tudo. dai graças..." (I Tessalonicenses 5:18). Isso não significa que temos que ser gratos por tudo. Nós não precisamos ser gratos pelas más escolhas que alguém faz, mas podemos ser gratos nas circunstâncias, porque o Senhor pode usar as dificuldades resultantes para o bem.

A carta a Filemon ilustra essa idéia. Paulo foi preso com Onésimo, um escravo fugitivo. Ele certamente não tem que dar graças por sua má situação. No entanto, sua carta está cheia de gratidão, porque ele sabia que Deus estava usando-o para o bem. Onésimo havia se tornado algo mais ~ um escravo, ele era agora um irmão amado no Senhor (v, 16).

Saber que Deus pode usar todas as coisas para o bem é mais do que motivo suficiente para dar graças em tudo. Dar graças, em circunstâncias difíceis é um pequeno detalhe que faz uma grande diferença. - Julie link Ackerman

Padrão de Paulo de iniciar suas cartas é dar o seu nome como o autor e para cumprimentar os destinatários. Em Filemon, ele também se chama "prisioneiro de Cristo Jesus" (v. 1). Essa metáfora vai preparar Filemon para receber de volta o seu escravo fugitivo como um irmão em Cristo.


Pai, obrigado porque em cada prova, desafio,

e dificuldade, Você está nos bastidores trabalhando

coisas para o nosso bem. Ajude-nos a ver

Sua mão em tudo.

Pensamento do Dia: Deus não prometeu guardar-nos das tempestades da vida, mas Ele nos guardará através delas.