>
 

Setenta Vezes Sete

            Um psiquiatra crente conta o seguinte sucesso: "Ao meu consultório veio uma mulher que tinha muitos motivos de queixa. Quanto mais a escutava, mais dava conta de que sua insatisfação se devia a amargura arraigada no seu interior contra certa pessoa. Lhe perguntei se estava disposta a perdoar esta pessoa como Deus o esperava dela. Mesmo que isto lhe custou um grande esforço, finalmente disse: Sim. Nós ajoelhamos e ela reconheceu sua intransigência diante de Deus. Visivelmente aliviada, se foi para casa. Uma semana mais tarde, tocou o telefone, minha paciente muito nervosa, me informou que desde nossa conversação lhe haviam voltado tantos detalhes à sua memória, que lhe era impossível perdoar aquela pessoa. De novo lhe pedi que viesse ao meu consultório, e novamente ela reconheceu seu pecado e se foi com o coração aliviado. Porém na semana seguinte voltou a chamar-me e, muito irritada, se queixou outra vez da mesma pessoa. Outra vez, dialogamos até chegarmos a uma confissão diante de Deus. Assim foram várias vezes. Somente seis meses depois chegou ao ponto de que toda a amargura havia desaparecido de seu coração."

            Como é fácil se ofender e como custa perdoar! Só quando se aprende a conhecer seu próprio e perverso coração e experimentar verdadeiramente o perdão de Deus, se pode também perdoar os outros.

            A Palavra do Senhor nos diz em I João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." E Deus ainda nos diz: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15).

            E ainda em Lucas 6:37 "Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados;"

            Quando nos propusemos a perdoar o nosso próximo saberemos que "Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;" (Salmos 103:3)

            "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;" (Colossenses 3:13)

            "Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão..." (Daniel 9:9)

            "Contigo, porém, está o perdão, para que te temam." (Salmos 130:4)

Extraído e Adaptado: A Boa Semente

 

Pensamento do Dia: "A humanidade de modo geral quer um deus, ou deuses, que poderiam providenciar todas as suas necessidades, desejos e fantasias humanas; sem impor qualquer regra ou requerimento." Philip D. Walmer