>
 

O Valor Supremo Das Escrituras

            A Bíblia é a palavra infalível de Deus. Não há outro livro que se lhe equipare. Inspirada pelo Espírito Santo, revela ao homem, o seu triste estado sob a maldição do pecado, mas também indica o caminho da salvação para Cristo Jesus. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça," (II Timóteo 3:16)

            Sua mensagem é poderosa para transformar vidas. As nações que se deixam influenciar pelos seus ensinos salutares vão sempre na vanguarda dos povos.  "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12)

            Qual farol bendito aponta o porto seguro aos que vivem nas trevas da ignorância e são escravas da superstição. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119:105)

            Nela encontramos a fonte da verdadeira alegria. O profeta Jeremias a considerava "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos." (Jeremias 15:16 )

            Encerra os tesouros da sabedoria. Apresenta conselho para todos e é o guia infalível em qualquer circunstância da vida. Como disse Paulo a Timóteo, "... e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (2 Timóteo 3:15)

            Infelizmente existe grande ignorância dos ensinos bíblicos em nosso país. Cristo lamentou, na sua época: "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mateus 22:29) No Brasil ainda persiste enorme índice de analfabetismo e milhões são dominados por crendices, superstições; grande parte da população é escrava dos vícios, da idolatria e da corrupção que tanto nos envergonham.

            Por séculos os chefes religiosos esconderam o Livro de Deus de nossa gente, proibindo a sua leitura e perseguindo e caluniando aos que buscaram difundir a Luz do Evangelho. Ensinando doutrinas das tradições humanas, tentaram por todos os meios ocultar o Livro que desmascara os ensinos errôneos. Ainda hoje procuram ludibriar o povo incauto através de falsas interpretações da doutrina bíblica e, endurecidos, persistem no caminho das trevas. Mas Cristo afirma: "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8:12)

            "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            "Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata." (Salmos 119:72)

            "Aborreço a duplicidade, porém amo a tua lei." (Salmos 119:113)

            "Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos." (Salmos 119:162)

            E Jesus nos disse: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (Mateus 24:35)

Edgar L Albuquerque

Pensamento Do Dia: Uma vida santa fará uma impressão mais profunda. Faróis não sopram buzinas, eles apenas brilham. - DL Moody -