>
 

A Derrota Da Morte

Fé cristã deve fazer a diferença na forma como vivemos no dia a dia. Mas o teste final de nossa confiança no evangelho é como reagimos diante da morte. Quando assistimos um serviço memorial para um amigo que partiu que amava o Senhor Jesus, nós nos reunimos para homenagear um crente cuja confiança forte tem abençoado a vida de quem o conhecia. As palavras faladas são mais uma expressão de louvor a Deus do que uma homenagem a um peregrino companheiro admirado. O serviço é um testemunho que glorifica a Deus para a vitória do Salvador sobre a morte e a sepultura. "E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo." (I Coríntios  15:54-57).

 

Quão diferente do funeral de Charles Bradlaugh, um beligerante britânico ateu. O escritor Arthur Porritt  recorda: "Nenhuma oração foi dita no túmulo. De fato, nem uma palavra foi dita. Os restos, colocados em um caixão brilhante, foram abaixado para a terra de uma forma muito sem cerimônia, como se carniça estavam sendo empurrada para fora de vista .... Saí  de coração gelado. só então me dei conta de que a perda de fé na continuidade da personalidade humana depois da morte dá a morte uma vitória espantosa."

 

Os cristãos, porém, acreditam em uma comunhão face-a-face com o Senhor após a morte e a ressurreição final dos nossos corpos "Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" (I Coríntios 15:42-55) "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." (I Tessalonicenses 4:13-18). A sua fé se alegra com a vitória sobre a morte? - Vernon Grounds

 

Esta passagem em I Tessalonicenses é uma grande fonte de conforto para aqueles que tiveram seus entes queridos que eram crentes em Cristo. Quando Jesus retornará para Sua igreja, os mortos serão ressuscitados e os vivos reunirão para estar com Cristo para sempre (vv. 13-17). Dennis Fisher

 

Pensamento do Dia: Porque Cristo está vivo, nós também viveremos.