>
 

Nos Ombros de Gigantes

Gigantes têm um lugar especial em nossa coletânea - tanto a histórica e literária. Do verdadeiro gigante Golias ao gigante fictício da fama de Jack e o Pé de Feijão, somos fascinados por esses personagens maiores do que a vida.

Às vezes usamos a palavra gigante para homenagear as pessoas de tamanho usual que fizeram coisas extraordinárias. Um exemplo é o do século 17 o físico Sir Isaac Newton. Um cristão comprometido, ele creditou seu sucesso a outros "gigantes" que tinham ido antes. "Se eu vi um pouco mais", disse ele, "foi por estar sobre os ombros de gigantes." Com efeito, Newton se tornou um gigante sobre cujos ombros mais tarde cientistas estavam - apesar de usarem as suas observações na conquista do vôo espacial.

Quando Deus ordenou a Josué para liderar os israelitas à Terra Prometida, Josué certamente tinha ombros de um gigante para se sustentar. Ele havia assistido a liderança de Moisés por 40 anos, e agora ele iria colocar o que tinha aprendido em ação.

Josué tinha outra vantagem, a sua caminhada com Deus sustentou a missão de sua vida. Portanto, ele tinha tanto exemplo de Moisés e a prometida presença de Deus quando ele liderou Israel.

À procura de ajuda, como você encara o futuro? Procure por um gigante a seguir. E nunca subestime a importância de sua caminhada com Deus.

 "Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.  Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9)

O Senhor encorajou Josué após a morte de Moisés, com estas palavras: "Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares." (v. 7). Ao enfrentar os desafios da vida, a obediência diária à Palavra de Deus exige um coração rendido e propósito de sua vontade. - Dennis Fisher

 

Há um destino que nos faz irmãos:

Nenhum segue o seu caminho sozinho;

Tudo o que enviamos para a vida dos outros

Volta para a nossa própria. - Markham

 

Pensamento do Dia: Um bom exemplo é alguém que conhece o caminho, vai o caminho, e mostra o caminho.