>
 

Manutenção - 2

Número 2

II Reis 22

            Cada carro novo que sai de sua montadora leva no porta-luvas um manual de proprietário. Este livro é de grande importância para o proprietário do carro, pois contém todas as instruções e recomendações para a manutenção do veículo. Os engenheiros que foram encarregados com o desenho e fabricação das peças sabem antemão o que é necessário para manter o carro em boas condições de funcionamento durante anos e centenas de milhares de quilômetros.

            Apesar do conhecimento superior destes profissionais, há proprietários que ignoram os requerimentos e recomendações impostos pelo fabricante, que fará com que depois de algum tempo voltarão para reclamarem que o carro não deu o rendimento desejado. Por exemplo, há recomendações com respeito à troca do óleo de motor, que deve ser efetuado a cada 5000, 7500 ou 10.000 quilômetros. Alguns ignoram esta recomendação e andam dezenas de milhares de quilômetros sem pensar neste detalhe importante. O óleo se torna um lodo, cheio de areia, partículas de ferro e alumínio que esfregam no interior do motor resultando num desgaste precoce do motor. O filtro também precisa ser trocado de acordo com a tabela. Ainda há recomendações com respeito o tipo e a viscosidade do óleo que deve ser usado.  Ignorar estas indicações há de resultar num futuro pane no motor que obrigará o proprietário arcar com altos custos de conserto.

             Alguns acham o tipo de óleo recomendado muito caro, por tanto colocam outro mais barato. O filtro, quanto do Carter como do ar, também são caros e, portanto são frequentemente deixados sem troca muito além de sua vida útil. Mais uma vez este desleixo e falsa economia resultarão em grandes danos.

            Os pneus também têm limite de vida útil. No entanto não é incomum ver pneus ainda rodando que são carecas, quase sem sinal de frisos, que não apresentam nenhuma segurança para os passageiros. Todos os dias pessoas morrem por que houve problema com pneus que há muito tempo requeriam reposição. Valorizando minha própria vida recusaria embarcar em um carro com pneus inseguros.

            Deus, o criador do homem, sabia antemão o que era necessário para o homem viver em paz, tranquilidade, saúde; e ter uma vida longa, digamos, eterna. No entanto, desde o princípio o homem achou que as leis de Deus eram extremas, injustas, restringentes, e impostas para que o homem não pudesse desfrutar uma vida mais liberal e auto-determinada.

           Adão e Eva comeram do fruto proibido e trouxeram sobre toda a raça humana resultados desastrosos. Abraão, encorajado por sua esposa Sara, tomou a serva dela em relacionamento fora da vontade de Deus, e o mundo todo sofre até hoje os resultados desta decisão. Judas cobiçou o dinheiro. Segurou por apenas horas o lucro do seu negócio de vender Jesus e depois perdeu tudo, inclusive, sua alma.

           Muitos proprietários de automóveis sofrem diariamente com os resultados de não ter seguido as recomendações do manual do proprietário. Da mesma forma vemos literalmente milhões de pessoas sofrendo diariamente por não abraçar as recomendações e leis do manual de proprietário da alma. Leia regularmente sua Bíblia para ver o que Deus requer. Segue estas regras e terá, não somente uma vida boa e agradável aqui, mas também herdará a vida eterna.

           Faça a manutenção necessária da sua alma!

Philip D. Walmer