>
 

Ensine Seus Filhos Bem

A Valsa da Bela Adormecida, a Abertura 1812, e O Quebra-Nozes eram todas partes da música da minha infância.

Às vezes, um narrador contando histórias ou, como no caso de Tubby the Tuba (a história de uma tuba emd esenho) e Pedro e o Lobo introduziram minhas irmãs e eu para os sons de diferentes instrumentos. Em seu desejo de transmitir o seu amor pela música, meus pais usavam este método como uma ferramenta de ensino. Funcionou! Tecendo os contos clássicos com músicas clássicas teve um impacto poderoso sobre nós.

Quando um adulto quer transmitir informações importantes para uma criança, é muitas vezes melhor relacionada em uma história porque ela é mais facilmente compreendida e apreciada. Dizer às crianças as histórias na Palavra de Deus é especialmente importante porque a verdade perene da Bíblia pode moldar o caráter e mostrar conseqüências das ações "Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado." (I Coríntios 10:11). Minúsculas sementes da fé podem ser cultivadas em solo fértil e ajudar crianças para ver como Deus tem trabalhado na vida de Seus seguidores ao longo da história. Histórias da Bíblia também mostram como Deus está intimamente envolvido em nossas vidas.

O que temos visto Deus fazer por nós e o que Ele fez por Seu povo ao longo da história deve ser passado para a próxima geração.

 "1  Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.

2  Considerai hoje (não falo com os vossos filhos que não conheceram, nem viram a disciplina do SENHOR, vosso Deus), considerai a grandeza do SENHOR, a sua poderosa mão e o seu braço estendido;

3  e também os seus sinais, as suas obras, que fez no meio do Egito a Faraó, rei do Egito, e a toda a sua terra;

4  e o que fez ao exército do Egito, aos seus cavalos e aos seus carros, fazendo passar sobre eles as águas do mar Vermelho, quando vos perseguiam, e como o SENHOR os destruiu até ao dia de hoje;

5  e o que fez no deserto, até que chegastes a este lugar;

6  e ainda o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a boca e os tragou e bem assim a sua família, suas tendas e tudo o que os seguia, no meio de todo o Israel;

7  porquanto os vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que fez o SENHOR.

8  Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis;

9  para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.

10  Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, donde saístes, em que semeáveis a vossa semente e, com o pé, a regáveis como a uma horta;

11  mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;

12  terra de que cuida o SENHOR, vosso Deus; os olhos do SENHOR, vosso Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.

13  Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o SENHOR, vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,

14  darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite.

15  Darei erva no vosso campo aos vossos gados, e comereis e vos fartareis.

16  Guardai-vos não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles;

17  que a ira do SENHOR se acenda contra vós outros, e feche ele os céus, e não haja chuva, e a terra não dê a sua messe, e cedo sejais eliminados da boa terra que o SENHOR vos dá.

18  Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos.

19  Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.

20  Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas,

21  para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a vossos pais, e sejam tão numerosos como os dias do céu acima da terra." (Deuteronômio 11:1-21)

Seu futuro depende disso. Ensine os seus filhos também. - Cindy Hess Kasper

Capítulo 11 resume os comandos básicos encontrados no início de Deuteronômio. Apesar da forte ênfase na lei, o coração do livro ensina como a obediência é caracterizada por um relacionamento amoroso com Deus (v. 13). A pessoa obediente experimenta intimidade com Deus e Sua provisão.


Diga-me a história de Jesus,

Escreva no meu coração cada palavra;

Diga-me a história mais preciosa,

O teste doce que já foi ouvido! - Crosby


Pensamento do Dia: O caráter de seus filhos amanhã depende do que você colocou em seus corações hoje.