>
 

Guardar - Aproximar - 1

Número 1

 

            A erosão das principais doutrinas ensinadas na Palavra de Deus à direção do próprio Deus assusta os cristãos que foram criados na Igreja com aderência estrita às verdades bíblicas. Mencionarei apenas algumas, pois só isto é possível neste artigo curto. Talvez seja possível posteriormente abordar todas individualmente em artigos de maior porte. No entanto é necessário mencionar algumas e é a responsabilidade de cada cristão seguir o conselho do apóstolo Paulo em relação ao tomar a Ceia do Senhor indignamente por estar em pecado. Em I Coríntios 11:28, Paulo larga a responsabilidade justamente aos pés do próprio crente: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." Ainda no primeiro século da Igreja, Paulo preocupou-se com a direção que a Igreja estava tomando, bem como a fé de cada pessoa individualmente: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."  (II Coríntios 13:5) O grande perigo para o crente é seguir os ensinamentos libertinos de líderes eclesiásticos que por desejo de popularidade não ensinam mais a Palavra de Deus como ela é, mas procuram iludir o povo com ensinamentos que agradam a carne sensual.

            Judas escreve palavras de advertência, meros 35 a 40 anos depois do surgimento da Igreja, para tentar evitar que pessoas que se converteram no poder do Evangelho não se perdessem com o que ele chamou de dissimulação de certos indivíduos. "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo." (Judas 4) Paulo, Judas e os demais apóstolos que foram ensinados pessoalmente pelo Senhor Jesus ficariam estarrecidos de ver o que tem acontecido com as principais doutrinas ensinadas pela Palavra de Deus.

            Por exemplo: O arrependimento tão amplamente ensinado foi mudado para uma expressão que não se encontra na Bíblia - aceitar Jesus. O batismo nas águas em muitos lugares foi mudado de imersão para aspersão, e em vez de ser realizado em o nome do Senhor Jesus Cristo, é praticado usando uma expressão que não é nome, mas apenas títulos. E, para muitos o batismo não é mais essencial, mas apenas um ritual para uma pessoa se tornar membro de uma entidade religiosa. A essencialidade do recebimento do Espírito Santo como parte integral do plano de salvação, ensinada nas Escrituras desde João Batista, por Jesus e todos os apóstolos, não é mais ensinada em muitas igrejas, a não ser apenas uma bênção a parte da salvação.

            Com a erosão destas doutrinas básicas de salvação, entrou uma libertinagem em relação à mentira, adultério, fornicação, homossexualismo, lesbianismo, entre outras práticas abomináveis à vista de Deus e condenadas em toda parte das Escrituras.

            Veja estes conselhos: "Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e exultação de esperança." (Hebreus 3:6) "Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão." (4:14) "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel." (10:23)

            Para ser salvo é absolutamente essencial guardar a doutrina dos apóstolos com precisão!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O que você é? Um presente de Deus a você. E o que você de si mesmo é? Um presente de você a Deus.