>
 

Guardar - Aproximar - 2

Número 2

 

            Duas vezes no Antigo Testamento e oito vezes no Novo Testamento as Sagradas Escrituras ligam o amor com a verdade. Uma das passagens mais profundas se encontra em II Tessalonicenses 2:10: "Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos."

            Amar a verdade é de suma importância para qualquer pessoa que sinceramente almeja salvar sua alma. Este amor ardente pela verdade é um fator decisivo e poderoso que resultará em firmeza de crença e eventualmente a salvação da alma. Nosso texto acima indica a facilidade de enganar que haverá na vida de qualquer pessoa que não acolhe um amor profundo pela verdade. Se o crente é vacilante, desobediente, insubmisso às lideranças espirituais, Satanás imediatamente fica atento e começará aproveitar estas brechas na amadura do crente e se ele não as consertar rapidamente, se tornará vítima de mentiras, sendo enganado para acreditar em algo que é apenas uma verdade parcial ou mentira pura. Por este motivo falei no devocional anterior acerca de guardar a confissão de fé, e a guardar firme até o fim, e com ousadia, não timidamente. Hebreus 10:23 explica que este guardar da confissão de fé tem que ser feito sem qualquer vacilação. Quando o crente vacila na sua fé, e fidelidade no serviço ao Senhor, o diabo nota e seleciona aquela pessoa para ataques, e o atacará mais e mais para tentar provocar a queda dele.

            Esta firmeza de fé não pode ser apenas uma fachada, mas convicções enraizadas nas profundezas da alma. Em outras palavras este amor pela verdade tem que ser um alicerce bem edificado para poder aguentar os ataques que certamente virão no decorrer da vida cristã. Mais uma vez digo que não pode amar a quem ou o qual não conhece bem. Para amar a verdade tem que conhecer a verdade; toda ela, e não apenas uma parte que mais lhe agrada. É necessário, portanto, que o crente real e convicto esteja sempre cavando nas profundezas da Palavra de Deus com o auxílio do Espírito Santo que o faz entender o que lê e estuda.

            Hebreus 10:22 fala em aproximar-nos a Deus "com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o  coração purificado de má consciência..." É essencial que o crente vive em proximidade estrita com o Senhor. Deus não quer ser apenas um porto de segurança para onde o crente foge no momento de perigo, mas quer ser o ambiente no qual o crente vive constantemente.

            A salvação que hoje gozamos é a única que salva o homem. Pessoas apenas religiosas e não realmente convertidas querem fazer valer uma crença falsa de que todos andam em caminhos diferentes, mas que eventualmente todos chegarão ao mesmo destino. Negativo! Veja bem o que Judas 3 nos ensina: "Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos."

            Aproxime-se da verdade! Ame-a de coração! Guarde-a como sua maior riqueza!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Se você não gosta da estrada na qual está andando, começa pavimentar outra." Dolly Parton