>
 

Amai-vos! - 2

Número 2

 

            "Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns ao outros ardentemente..." (I Pedro 1:22)

            No devocional anterior tratei o assunto de amor no ambiente de relacionamento conjugal, que é muito mais que o sexual, que na realidade é a parte menor do relacionamento. Eu mencionei a necessidade de ler e aplicar os conceitos de I Coríntios 13. Vamos analisar este capítulo um pouco, e neste analise é bom lembrar que o amor tratado neste capítulo não tem absolutamente nada a ver com o relacionamento íntimo:

            Versículos 1-3: Paulo é franco em dizer que a posse de vários dons espirituais, conhecimento amplo das Escrituras, habilidade excelente para pregar, conhecimento de mistérios e ciências e etc. não tem valor nenhum a não ser que estas qualidades sejam acompanhadas pelo amor. Nem a prática de filantropia e caridade tem valor sem que sejam acompanhadas por um amor verdadeiro.

            Versículo 4: O amor é paciente. Você é? O amor é benigno [de bom caráter, bondoso, cortês, complacente, generoso, benéfico e etc.]. Você é tudo isso? O amor não é ciumento. Você é assim em todos seus relacionamentos? O amor não se ufana [tornar ou sentir se orgulhoso ou envaidecido]. O amor não se ensoberbece [ficar vaidoso, orgulhar-se, ficar furioso, agitar-se, enfurecer-se].

            Versículo 5: O amor não se conduz inconvenientemente [não é grosseiro, não usa linguagem que ofende, nem palavras de baixo calão, não ultrapassa os limites de decência e decoro]. O amor não procura seus interesses. "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10) "Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guarde estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com parcialidade." (I Timóteo 5:21) O amor não se exaspera [tornar-se colérico, enfurecido, irritado, irado]. Será que nisto falhamos? O amor não se resente do mal. [O mal praticado contra a gente. Não fica magoado com as circunstâncias que a vida proporciona, seja qual for a fonte.]

            Versículo 6: O amor não se alegra com a injustiça. [Não se alegra quando alguém faz algo errado ou quando alguém cai da fé ou é tratado com injustiça ou injuriado.] O amor alegra-se com a verdade. [Alegra-se quando alguém faz o certo, quando alguém é sucedido no que for da vida secular ou espiritual. O amor verdadeiro destrói todo pensamento de si mesmo enquanto trabalha em prol de outros.]

            Como é fácil dizer: "Eu te amo", para os pais, para o cônjuge, para os filhos, para os irmãos da igreja, para o namorado (a), bem como para alguém que é bem chegado. Mas, se analisamos a fundo no nosso comportamento de acordo com os parâmetros acima, podemos realmente dizer que estamos sendo sinceros? Romanos 12:9 diz: "O amor seja sem hipocrisia." Usando a expressão "Eu te amo" não pode haver hipocrisia, e nem mentira, Tem que haver sinceridade absoluta para que a gente possa sentir que está fazendo o que Jesus faria.

Veja este versículo final: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (I João 3:18)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Amar Deus é a chave para amar os outros.