>
 

Amai-vos! - 3

Número 3

 

            "Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns ao outros ardentemente..." (I Pedro 1:22)

            Versículo 7: Todos querem que o sofrimento seja algo que jamais venha para sua vida. Torna-se interessante, então, que o sofrimento fica tão irrevocavelmente ligado com o amor. Todavia precisamos lembrar-nos que o amor de Deus para conosco, para com um mundo perdido no pecado, fez com que Ele se encarnou na pessoa de Jesus Cristo, e que este corpo no qual o Deus eterno habitou sofreu terrivelmente para adquirir nossa salvação. Considerando este grande amor por nós, não seria lógico também que sofreríamos para servi-Lo?

            Da mesma forma no nível humano, se tornam questionáveis as expressões verbais de amor para com cônjuges, filhos, pais, irmãos de fé e etc. quando não há óbvia vontade para sofrer em prol do relacionamento. Pode ser a verdade que ama sua igreja quando não contribui monetariamente para a sustentação dos seus trabalhos? Realmente ama as almas perdidas, quando não pode ao menos passar mais de alguns minutinhos em oração, quando não evangeliza, quando se recusa de investir em preparação para ser professor bíblico eficaz? Amar de verdade é ir além dos limites, fazer o impossível, fazer o que não gosta, sacrificar a si mesmo em prol de outros. Isto é, sofrer em prol do Evangelho do qual você mesmo desfrutou os benefícios e do qual outros precisam ouvir através do seu sofrimento e sacrifício.

            Você acha que poderá herdar tudo que a cidade celestial há de oferecer, ao lado de Jesus, Paulo e um número infinito de outros que tanto sofreram para comprar sua salvação e transmitir a mensagem dela através de séculos e mais séculos para que você pudesse ouvi-la, crer nela e ser salvo, tendo sempre recusado de sofrer por ela e fugir da sua responsabilidade para não ser obrigado sofrer? Quando não há uma demonstração de amor neste nível, há sérias questões acerca deste tal de amor, e a pessoa se torna o que Paulo chamou de "bronze que soa ou como o címbalo que retine."

            Quando se trata do assunto de amor, é impossível separar o amor vertical, isto é, o amor para com Deus; e o horizontal, isto é, o amor com nosso próximo, seja cônjuge, família, ou o que a Bíblia denomina como seu próximo. No nível horizontal quem ama de verdade procura viver e se comportar de tal maneira que agrada o outro, ainda que isto traga certo nível de sofrimento para a carne, o ego e assim por diante.

            Quem ama a Deus há de sofrer. Ponto! Isto é, se não resolver ceder às pressões para conformar-se ao mundo. Neste caso, é válido perguntar, então, como fica o relacionamento vertical, pois quem agrada ao mundo certamente não agrada a Deus, e se torna claro que amar a Deus é secundário.

            Há muitas passagens bíblicas que ligam o amor com o sofrimento. Por exemplo, a Bíblia diz: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (II Timóteo 3:12) Em outras palavras, quem ama a Deus e vive para agradá-Lo, sofrerá perseguições. Você realmente ama a Deus? Está pronto para pagar o preço por sofrer? Deus sabe, pois você demonstra diariamente a sua disposição.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O amor é o imã que atrai crentes juntos e atrai os incrédulos para Cristo.