>
 

Paz...

            "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27)

            Dificilmente existe a pessoa que não almeja paz. Ela quer paz no lar, no trabalho, no lugar onde faz compras e também na igreja. No entanto, o principal lugar onde as pessoas querem a paz é no coração, no íntimo; pois quando não existe paz no interior da pessoa, tudo em volta está sempre conturbado e fora de controle.

            No meio evangélico o uso da saudação "A Paz do Senhor" é largamente usada. Para alguns não saudar uma pessoa crente ou supostamente crente, é uma ofensa. No entanto a Bíblia não nos ordena usar tal expressão e em outros países outras saudações são usadas. Sendo que não sou de aderir-me às tradições que não tem nenhum benefício espiritual, não tenho o costume de usar esta expressão. O problema maior é que o uso da expressão é mero costume e nem sempre a pessoa que pronuncia estas palavras realmente tem paz em si mesmo para abençoar outros com paz.

            Alguns anos atrás eu adquiri uma propriedade com uma casa de tábuas incluída. Fui avisado um dia cedo que tinha um cidadão desmontando a casa e levando tudo embora. Fui ao local imediatamente a fim de impedir a continuação deste roubo. Cheguei ao local, desci do carro e fui saudado pelo homem que trabalhava ali com a expressão "A Paz do Senhor". Vi desde o início que ele estava muito perturbado no seu espírito e respondi com: "Parece que não há muita paz por aqui, não". Ele ficou obviamente mais perturbado, e não era por menos, pois como ele poderia ter paz enquanto roubava o que não era lhe pertencia. 

            Não pode haver paz em qualquer que seja o ambiente, um lar, um ambiente de trabalho, uma igreja e até entre as nações, onde não há obediência a Deus e Sua Palavra. Por exemplo, Saul até certa altura do seu reinado foi um bom rei, no entanto começou deixar atitudes e espíritos contrariados a vontade de Deus tomar posse do seu coração. Ele ficou inquieto, transtornado e somente Davi tocando sua harpa e cantando aquietava seu espírito. No entanto, Saul deixou um espírito de inveja de Davi possuir seu coração e chegou ao ponto de tentar praticar o assassinato dele. Ele perdeu a direção de sua vida de tal maneira que finalmente procurou o auxílio da Bruxa de En-Dor. Enquanto Davi lutava para libertar Israel dos seus inimigos, Saul o perseguia a fim de matá-lo. Não tinha mais vitórias nas suas batalhas contra os inimigos e finalmente foi morto por eles junto com seus filhos. Tragicamente deixou a desobediência a Deus roubá-lo de sua paz.

            Depois de sua desobediência, Adão e Eva não tiveram mais paz, viu seu lar destruído pelo assassinato de Abel por Caim.  Judas, depois de trair Jesus não teve mais paz e cometeu o suicídio.

            Falta paz na sua vida? Seria aconselhável procurar a Deus pela oração sincera, pedindo que Ele revele em que você anda desobediente a vontade Dele. Restaurando a paz com Deus resultará em paz nos demais ambientes da sua vida.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Raramente Deus faz grandes coisas apressado.