>
 

O Corpo - 1

Número 1

 

            Tenho pensado muitas vezes acerca da complexidade do corpo humano. Um exemplo clássico é o sistema de alimentação do corpo, abusado por alguns e tratado de maneira correta por outros, permite o comer e beber de vários produtos que dão força, resistência e saúde para o corpo. É absolutamente fenomenal. No entanto, muitas pessoas, querendo eliminar de suas consciências qualquer pensamento de Deus, tentam acreditar que não há Deus soberano e todo poderoso que designou e formou o ser homem em toda a sua complexidade. Cuide do seu corpo, por estudar e conhecer bem o que é bom para ele, e ele lhe dará muitos anos de saúde e vida.

            O corpo é composto de muitas partes diferentes, todas das quais tem uma função diferente, todavia importante para manter a saúde de todo o corpo. Quando uma parte adoece, todo o corpo começa sofrer. Em 2007 minha esposa sofreu uma cirurgia para efetuar uma reposição total do joelho direito. As dores duraram por meses e a recuperação total só ocorreu depois de um ano, que fez ela jurar que jamais faria o mesmo com o da esquerda, apesar do médico dizer que eventualmente seria necessário. No mês de novembro passado o joelho esquerdo finalmente cedeu enquanto ela caminhava dentro de casa. Com gritos de dor foi sentar no sofá que ela precisava ocupar em tempo integral por um mês até poder submeter-se a uma cirurgia, Hoje, três meses depois, ainda está em fase de recuperação que provavelmente se estenderá até o final do ano.

            Quando o médico fez o último exame antes da cirurgia, e diante do receio de irmã Linda, ele lhe disse que teve apenas três opções: Tentar aguentar as dores pelo resto da vida com o uso de analgésicos fortes, fazer a reposição do joelho, ou amputar a perna acima do joelho. É claro que a única opção viável foi a da reposição.

            Em I Coríntios 12:12-26 o apóstolo Paulo fala da unidade orgânica da igreja. Ele assemelha o corpo à Igreja. No versículo 26 ele estabelece o que deve de ser a atitude dentro deste corpo denominado de Igreja: "De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam."

            Quando minha esposa sofreu a pane no joelho no mês de novembro, seu corpo todo sofreu. E, não sofreu somente ela, mas eu também, pois fui obrigado assumir as lidas de casa: preparar comida, lavar a louça, arrumar as camas (devido à dor ela não podia dormir junto comigo), lavar roupa, limpar a casa e tudo mais que ela sempre fazia. Fui obrigado ajudá-la se vestir, calçar os calçados, caminhar e embarcar no carro. Têm sido uns quatro meses de sofrimento para nós dois.

            Não estou reclamando, pois quando eu me casei com ela, prometi cuidar dela pelo resto da vida, e assim faço. Paulo ensina que a mesma atitude deve existir dentro do corpo da igreja. Será que existe ou há divisão, contenda e egoísmo? Exploraremos isto em devocionais futuros.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Abra sua Bíblia em oração, leia-a atentamente, e obedece-a com atenção.