>
 

Listas

 

         As pessoas que mais bem me conhecem sabem que sou homem de fazer listas. Listas de tudo. Principalmente listas de afazeres. Faço listas para ir ao supermercado, bem como listas para tratar vários assuntos, compras e etc. Faço estas listas de forma lógica para não fazer voltas desnecessárias. Listas são meus amigos e eu as uso sempre, até o dia de hoje. Listas me ajudam a dar mais ordem na minha vida.

            Cada família precisa um orçamento para saber onde gasta seus recursos. Conheço pessoas que não têm a mínima idéia de quanto gastam para os alimentícios. Não fazem lista de compras, por tanto vão ao supermercado e acabam gastando mais do devem por encher os olhos de coisas gostosas, mas que não proporcionam alimentação boa para a família. Depois falta dinheiro para necessidades.

            A lista de gastos familiares, isto é, o orçamento familiar deve incluir todas as despesas mensais. Primeiro, na lista deve ser o dízimo. Colocado nesta ordem, não há como esquecer sua obrigação para com Deus, o provedor das suas necessidades.

            Por fazer listas das atividades do dia, que é bom e auxilia no preenchimento do dia com atividades de valor e proveito, ajudará qualquer pessoa de realizar muito mais do que imagina. Talvez seja difícil determinar o que deve ocupar o primeiro lugar. Que tal a oração? Um pastor/evangelista que era amigo da gente contou que certa vez foi convidado ser orador principal de um evento. Como de praxe, ele levantou-se cedo e foi para seu lugar de oração, durante a qual ele se lembrou de tanta coisa que precisava fazer antes de viajar. A tentação de encurtar a oração e começar fazer as tarefas era grande. No entanto, ele forçou-se para continuar na oração. Em certa altura da oração Deus lhe disse quem poderia fazer o que ele achou que só ele poderia fazer. Feito! A oração não foi interrompida, o evento foi uma grande bênção, fato qual sou testemunha, pois estava presente e Deus me deu uma direção que necessitava, e as tarefas do pastor também foram acabadas.

            Creio que nunca entrei num culto, como dirigente, sem uma lista das atividades do culto nas mãos, até que a experiência de anos me ensinou a tê-la na cabeça, e ao mesmo tempo aprendi estar à disposição do Senhor e sensível ao Seu Espírito, caso Ele queria fazer uma mudança. Assim os cultos tinham uma hora para começar e uma hora para terminar para não fatigar o povo.

            Não podemos deixar a vida nos levar para onde quer. Assim ficaremos a deriva, sem destino, e sem realizar as coisas importantes da vida. O diabo fará com que suas finanças estejam em desordem ao ponto de não poder dar o dízimo e ficar em débito a Deus. Sem ordem na sua vida jamais terá tempo para a oração, para evangelizar, para visitar pessoas necessitadas; enfim de fazer a obra espiritual que deve de ser a primazia da sua vida. Não inclui nenhuma referência bíblica neste devocional, mas a leitura dos livros da história de Israel ensinará que quando o povo de Deus colocou Deus em primeiro lugar, deixou o Senhor ordenar as batalhas, a vitória sempre lhes pertencia.

            Faça a lista para amanhã antes de dormir hoje, e verá o quanto pode fazer sem frustrações e perda de tempo. Assim será um cristão melhor.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Pode haver a maneira errada para fazer a coisa certa, mas nunca há maneira certa para fazer a coisa errada.