>
 

Faça Oração

         "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores." (Tiago 5:13)

            Sofrer é uma condição do ser humano da qual não tem escapatória. Eu sei que esta é uma notícia ruim, mas real. Para confirmar isto, basta olhar em volta e verá que todos tem algum tipo de sofrimento na vida. Não é pela mesma razão, mas há épocas na vida de todos quando o sofrimento vem morar com a gente.

            Alguns acham que mais dinheiro resolveria, aliás, afastaria o sofrimento da vida. Mas, o rico, bem como o pobre, adoece, perdem entes-querido pela morte, sofrem rompimentos de relacionamentos conjugais e assim por diante. Posição social também não isenta ninguém do sofrimento.

            As Escrituras dizem claramente que "Nosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas..." [o que comer, beber e nos vestir] (Mateus 6:31-32) O fazer de oração é a maneira que Deus nos deu para aliviar a dor e sofrimento que flagela qualquer um. É, sem dúvida, o mais eficaz remédio que existe. Infelizmente, no entanto, é na maioria dos casos o menos usado. Quem seria mais qualificado nos aconselhar em relação ao sofrimento e a eficaz oração, a não ser o apóstolo Pedro que tanto sofreu por servir a Deus? Ele aparentemente aprendeu o uso do remédio da oração, pois deu o seguinte conselho que encaixa exatamente com as palavras de Tiago: "... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7)

            No fazer da oração, há ocasiões em que necessitaremos estar sozinhos. Vários dos profetas dão exemplo do valor de oração sozinho. Isto não impediu que Deus os atendesse e enviasse a resposta. Jesus, no momento da sua tentação, estava sozinho. Haverá momentos em que você terá de lutar sozinho em oração, quando simplesmente não há como outro compartilhar o peso que você sente na sua alma. A batalha será exclusivamente sua, mas a vitória também será. Assim você será grandemente fortalecido por saber que Deus respondeu sua oração e não a de outros. A partir daquela experiência terá mais fé e coragem de chegar a Deus com suas petições e Deus terá confiança para lhe entregar tarefas de grande responsabilidade pelas quais orará com êxito.

            Haverá outras ocasiões em que você necessitará de auxílio na sua oração. Houve uma ocasião e que Israel estava em uma grande batalha. Enquanto Moisés manteve suas mãos levantadas, Israel ganhava, mas o cansaço vencia e ele foi obrigado baixar as mãos. Foi assim que dois dos seus servos, um de um lado e outro do outro lado, seguraram as mãos dele e a batalha foi ganha pelo povo de Deus. (Êxodo 17:12) Uma senhora escreveu recentemente numa publicação que ela tem o costume de orar com outra irmã uma vez em cada semana.

            Haverá vezes em que a igreja toda terá de se debruçar em oração por uma determinada situação. Assim aconteceu quando Pedro estava na prisão. (Atos12:1-19) Oração unânime foi feita por ele e a libertação dele alcançada.

            Deus nos guiará na modalidade correta de oração, se nós apenas nos colocamos a disposição Dele. Mas... Faça Oração.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: A razão por que não obtemos mais na oração é porque não esperamos mais. Deus normalmente responde de acordo aos nossos próprios corações. Richard Allelne