>
 

Amai-vos! - 5

Número 5

I Coríntios 13

 

            "... tudo suporta..." Quantas vezes ouvimos a expressão: "não suporto mais"? Fala-se em referência aos filhos, cônjuge, sogra, sogro, pais e uma quase infinidade de outros relacionamentos. No entanto, a Bíblia diz que o amor que foi derramado tão abundantemente em nossos corações por meio do Espírito Santo suporta tudo, aliás, nos dá a habilidade para suportar tudo. "... porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." (Romanos 5:5) O amor do qual Paulo trata em I Coríntios 13 é do Espírito Santo e somente pode ser proveniente desta fonte.

            "... olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz..." (Hebreus 12:2) Não podemos jamais nos esquecer de que Cristo sofreu, isto é, suportou a cruz justamente para comprar nossa salvação. Ele pagou o que cada um de nós deveria pagar. Por tanto, não cabe bem que recusamos sofrer em prol Dele ou do Evangelho. Cristo não olhou para o sofrimento do momento, mas, com os olhos de fé transpôs o presente momento para poder ver a alegria que O esperava depois. Da mesma forma nós devemos encarar qualquer sofrimento, o suportando como Cristo suportou a cruz em seu favor.

            Em II Timóteo 2:10 Paulo explica porque ele resolveu sofrer: "Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória." Então, sofremos aflições para que outros possam alcançar a salvação.

            Considera bem esta admoestação de Romanos 15:2: "Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades [fraquezas] dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos." Com isto Paulo lança sobre nós uma responsabilidade tremenda, enquanto dá motivo amplo para tal ação.

            Que deve de ser nossa atitude quando somos perseguidos por causa de nossa fé? "Quando somos injuriados, bendizemos, quando perseguidos, suportamos..." (I Coríntios 4:12)

            O que deve de ser a atitude em relação a suposta liberdade que temos, ou achamos de ter? "Entretanto, não usamos desse direito, antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo." (I Coríntios 9:12)

            Com o versículo seguinte começamos entender nossa responsabilidade em relação aos outros; sim responsabilidade para com os outros: "... com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz..." (Efésios 4:2-3)

            Fomos chamados por Deus para fazer parte do Seu Exército, portanto: "Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério." (II Timóteo 4:5)

            "Participa [suporta junta comigo] dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus." (II Timóteo 2:3)

            Pelo Espírito Santo Paulo previu o que viria a acontecer dentro de poucos anos e ao longo dos séculos da existência da Igreja. Não podemos cair na cilada que Paulo descreve em II Timóteo 4:3: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas."

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O amor dá aos outros o benefício da dúvida.