>
 

Amai-vos! - 6

 

Número 6

I Coríntios 13

 

            Como tenho escrito anteriormente, creio que uma das coisas que mais tem afetado negativamente o trabalho da Igreja no sentido de "... pregai o evangelho a toda criatura" é justamente a falta de unidade na Igreja. Há egoísmo demais, bem como autocentrismo que vai contra todos os princípios da doutrina de Cristo. Cristo não era assim, e todos os seus discípulos abraçaram a atitude e mentalidade Dele. Isto cooperou para que houvesse uma expansão tremenda da Igreja durante o primeiro século. "Crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé." (Atos 6:7) Não demorou, portanto, a entrada da carnalidade, sinalizado pelo egoísmo, espírito político, bem como a vontade servir-se a si mesmo e esquecer-se da razão pela qual a Igreja existe, e o espírito que deve prevalecer dentro Dela, no meio da irmandade.

            Permita que eu expanda um pouco este pensamento para que nós todos possamos entender com mais clareza o nosso dever em relação à vida cristã. Sim, eu disse dever, e espero que todos os leitores entendam que estas passagens bíblicas não expressam apenas sugestões, mas ordens específicas de como a vida cristã deve ser conduzida.

            "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprir a lei de Cristo." (Gálatas 6:2) Nota que a passagem diz para ajudar levar as cargas pesadas uns dos outros é "a lei de Cristo." Da mesma forma que você não pode esperar ser exonerado quando fere a lei civil da pátria, não pode esperar receber as copiosas bênçãos de Deus se não cumprir esta "lei" espiritual. Compadeça do seu irmão e o ajude quando está sobrecarregado com lutas e dificuldades. Assim cumpre a lei de Cristo e se posiciona para ser abençoado por Deus.

            "Amados, amemo-nos uns ao outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." (I João 4:7) De acordo com este versículo, se você carrega ódio no seu coração contra alguém não é nascido de Deus e nem conhece a Deus, "pois Deus é amor." (v. 8) Deus não apenas ama, mas a composição Dele é amor. Ao ser cheios do Espírito Santo, sim, cheios e não apenas emocionados por um toque do Espírito, chegaremos a uma condição de também ser compostos dos verdadeiros atributos de Deus, pois Seu Espírito habitará em nós em toda a sua plenitude. Este amor deve de ter todos os atributos do amor descritos em I Coríntios 13.

            Sendo um pastor ao longo de muitos anos, não podia deixar de notar os pedidos de oração, bem como as orações dos irmãos membros da igreja. Notável foi o egoísmo e autocentrismo das orações e pedidos de oração. Assim se ouve: ora por mim, ora por meu filho, ora por meu emprego, ora por minha casa, e assim por diante, sendo tudo acerca do que é meu. No entanto temos outra ordem, lei de Deus, que deve ser cumprida: "... orai uns pelos outros, para serdes curados..." (Tiago 5:16) Quando você esquece de si mesmo e deixa Deus lhe carregar com as necessidades dos outros e assim orar pelos outros, Deus verá sua atitude e providenciará suas necessidades sem que seja necessário as mencionar, pois Ele sabe de que tem necessidade.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Deus não nos ama por sermos bons. Ele nos torna bons por nos amar.