>
 

Pacificadores

            "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." (Mateus 5:9) "Felizes os que trabalham pela paz entre as pessoas, pois Deus os tratará como seus filhos." (NTLH)

            Quase quatro décadas atrás eu assumi o pastorado de uma igreja recheado com problemas, atritos entre irmãos, até ódio, e ouvi ameaças de vingança, e vi pessoas alegres quando alguns membros saíram da igreja. O cenário foi muito triste, e para mim um desafio muito grande. Uma expressão que ouvi com frequência ao receber os membros para meu escritório para ouvi-los foi: "Eu vou colocar isto em pratos limpos." Digo hoje como disse naquela época, que isto é absolutamente impossível. Quando alguém começa, como se diz, "botar os podres para fora", alguém ficará machucado, ferido, ofendido, e por pior pode até perder a alma. Digo isto em relação a quem fala, tanto quanto a pessoa vítima da conversa, acusações e quem sabe, mentiras. A Bíblia não dá apoio para as pessoas que querem por conta própria tentar remendar uma situação em que há desavenças entre irmãos, mas dá, contudo, apoio para quem trabalha em prol da paz.

            Tiago 4:11 dá um conselho forte mas válido: "Irmãos, não faleis mal uns do outros..." Apesar de ter isto tanto na minha Bíblia quanto na sua, há pessoas que cometem este erro constantemente. Será que confiamos tão pouco em Deus para resolver as questões que pulamos na frente Dele, tentando com nossa mente falha arrumar o que realmente não pode ser resolvido por um ser humano. Por que não pode ser resolvido pelos homens. Por que o homem vê somente o exterior, só pode tratar o que é evidente para ele, mas Deus conhece o coração e tem a habilidade e poder para alterar tudo no íntimo do homem. Cabe ao homem, portanto falar e agir de uma forma que facilita a paz, ainda que seja necessário se humilhar, aceitar critica ofensiva, acusações falsas e até mentiras. Deus, e somente Deus, pode ajustar as contas, e o fará no seu tempo, quando Ele sabe que o momento é propício para ação.

            Sua língua, sua fala e sua justificativa só cooperam para incrementar o que já está fora de controle. Quer ser um homem (mulher) perfeito? Não tropeça no falar! Tiago adianta esta verdade: "Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo." (3:2)

            O poder da fala, tanto para o bem, quanto para o mal é tremendo. Mais uma vez é Tiago que tem a palavra: "Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno." (3:6)

            Paulo aconselha desta forma: "... esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz." (Efésios 4:3) Assim são nossas ordens, a obediência das quais há de nos trazer as bênçãos de Deus, bem como promover um ambiente melhor para nós e nossos filhos servir a Deus e adquirir a vida eterna.

Philip D. Walmer

Pensamentos do Dia: Aqueles que acham que o mundo está contra eles, normalmente fazem acontecer assim.