>
 

O Time

            "Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus." (I Coríntios 3:6-9)

            Conta-se uma história de um velho mulo chamado de Warwick. Aconteceu que um homem, andando de carro por uma área rural se perdeu no labirinto de estradas. Ele estendeu o braço para alcançar o mapa, desequilibrou-se ao volante e acabou saindo da estrada para dentro de uma vala barrenta. Apesar de não se ferir, o carro ficou atolado. Ele, então, resolveu voltar para uma fazenda que tivesse visto logo atrás. Chegando lá, explicou a situação, à qual o fazendeiro logo adiantou, enquanto apontava para um mulo no campo, que seu velho Warwick era capaz de tirar o carro da vala. Vendo o mulo velho com aparência decrépita, olhou para o fazendeiro com ar de descrédito. Enquanto se preparava para sair, o fazendeiro repetia: "Sim, meu velho Warwick é capaz desta tarefa." O motorista pensando que não teve nada para perder concordou em deixar Warwick ajudar. Os dois homens voltaram para o carro onde o fazendeiro passou uma corda forte do carro até o mulo. Com um estalo nas rédeas, o fazendeiro começou a gritar: "Puxa, Fred! Puxa, Jack! Puxa, Ted!" Com um esforço fora de comum, o mulo tirou o carro da lama.

            Estarrecido, o motorista agradeceu o fazendeiro, deu um tapinha de carinho nas costas do mulo, e perguntou por que o fazendeiro chamou todos os outros nomes. "Bem," disse o fazendeiro sorridente, "Meu velho Warwick está quase cego, mas enquanto ele crê que ele faz parte de um time, ele não liga em dar o seu melhor."

            Não importa quão bom seja aquele jogador de futebol, ele não pode ganhar o jogo sozinho. Ele necessita o apoio dos demais jogadores para poder fazer o que ele faz de melhor. A tendência dos torcedores é de idolatrar o superstar e não dar a devida honra aos outros aliados dele que fazem com que ele faça seus jogos de precisão.

            Acontece a mesma coisa na igreja. Certas pessoas são tidas como superstars, mas na realidade elas jamais poderiam fazer o seu trabalho sem o apoio dos demais componentes da igreja. Por isso, tem que haver um reconhecimento do trabalhado especializado de cada um. Paulo deixa este princípio muito claro no texto acima. Simplesmente por que o evangelista realiza uma campanha muito sucedida não quer dizer que ele é melhor que o pastor, pois sem o trabalho qualificado diário, semanal e mensal do pastor não haveria ambiente para o evangelista desempenhar o seu trabalho. Em Efésios 4:11-12 Paulo fala do ministério quíntuplo que Deus estabeleceu na Igreja. A ordem na lista não indica ordem de importância dos ofícios, mas simplesmente estabelece que estes cinco devam se encontrar na Igreja, para que os membros sejam preparados para o seu trabalho. Jamais devemos honrar o trabalho de um acima do outro. Assim a Igreja terá um ambiente no qual haverá crescimento sólido e permanente.

Philip D. Walmer