>
 

Teimar e Perder

            "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, com quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13:17)

            Reconheço que alguns que atuam no ofício de pastor, não merecem o título e posição que têm, pois entraram neste ofício por profissão e jamais por realmente amar as almas dos perdidos. Apesar deste fato lamentável a Bíblia dá o conselho acima. Como tenho falado em outras mensagens, a nação de Israel no Antigo Testamento era tipo, sombra da Igreja que Deus criou a partir da morte e assunção de Jesus. Desta forma podemos ler e aprender lições muito válidas do Antigo Testamento.

            Deus escolheu Moisés para liderar este povo antes dele nascer, e colocou no coração de sua mãe para conservá-lo vivo apesar do decreto do rei que todos os filhos homens que nascer, fossem mortos. Quando Moisés finalmente cresceu e recebeu a chamada diretamente de Deus, fez muitas escusas para não atender a chamada. Depois de exercer o ofício por mais de 50 anos, eu lhe dou toda a razão, pois pensar em lidar com até dois milhões de Israelitas era, francamente, de arrepiar os cabelos. Era um povo de dura cerviz.

            Israel, como nação foi de modo geral teimoso. Eles estavam sempre tentando fugir das regras de comportamento estabelecidas por Deus e ainda escapar das consequências. Paulo relata que isto não funcionou: "Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idolatria, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil." (I Coríntios 10:6-8) Que perda trágica e sem necessidade!

            Sendo que não vivemos sob a rigidez da lei e a quase instantânea punição, contudo na era da graça de Deus, e por isso ausente provisoriamente do terrível cobrança de Deus pela transgressão das normas por Ele estabelecidas, as pessoas acham que jamais serão cobrados estes desvios de comportamento piedoso. Enganam-se, pois apesar de não ser cobrado de imediato, não quer dizer que futuramente não serão cobrados, pois a Bíblia é clara em dizer: "... Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus." (Romanos 14:10)

            Se você, amado leitor, é membro fiel de uma igreja local, e tem um ministro verdadeiramente chamado por Deus, que ora para poder exercer sua função no temor a Deus, que ama as ovelhas do rebanho sob seus cuidados, que ainda levanta a voz em pregações ou conselhos particulares para alertar contra comportamento que compromete a salvação da alma, deve dar graças a Deus por ter lhe dado um homem zeloso, que luta contra todas as forças do mal para salvar almas do inferno.

            A história bíblica está repleta de pessoas que teimaram contra lideranças espirituais e perderam suas almas. Mas não é necessário voltar tanto, pois a vida atual também está repleta de pessoas que passam diariamente para o além, que teimaram contra homens de Deus que queriam as levar para a salvação, mas amaram mais o mundo presente. Teimaram e perderam, infelizmente, e sem necessidade.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Se você fizer nada, nada acontecerá. Se você fizer algo, algo acontecerá, mas não necessariamente o que você planejou.