>
 

A Maratona

            "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas. desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta..." (Hebreus 12:1)

            Há várias coisas importantes que devemos notar nesta passagem bíblica:

1.      O escritor do livro de Hebreus chama esta vida cristã de uma corrida. Não é apenas um passeio por caminhos belos, onde vistamos paisagens lindas, mas uma corrida na qual é necessário se esforçar. Não é uma competição contra inimigos ferozes na qual os fracos podem se engajar. É corrida mesmo que exige o melhor de todos para que possam vencer.

2.      O escritor também chama esta corrida uma carreira. Há várias maneiras para definir esta palavra, mas eu a vejo como se fala no mundo de negócios onde as pessoas tem um plano de carreira, isto é, de trabalhar na mesma empresa, subir de cargo e terminar em alto escalão no final. Existem pessoas velozes na corrida de 100 metros rasos, entre outras corridas de pouca distância, onde a velocidade é o mais importante. Isto é bem diferente da maratona que é prova de resistência em longo prazo. Assim é a vida cristã que não é apenas uma corridinha, uma experienciazinha, um pouco de emoção para pouco tempo, mas uma corrida vitalícia. João declara sete vezes no livro de Apocalipse (Capítulos 2 e 3) que é obrigatório ser fiel até o fim, não podendo parar em algum ponto no meio da carreira, e ainda ganhar os prêmios.

3.      A perseverança é uma qualidade também essencial. Todos têm enfrentado aquelas ocasiões quando tinha vontade desistir de tudo relacionado com a vida cristã por simplesmente cansar da batalha constante. Paulo sentiu esta vontade no meio das grandes tribulações que enfrentou, mas foi novamente animado quando Deus enviou seu mensageiro para lhe dizer: "... a minha graça te basta." A graça de Deus também nos basta para vencer e completar a carreira com sucesso.

4.      É também essencial que nós nos desembaraçamos de tudo que nos impede de correr com firmeza e velocidade. É assustador como é fácil deixar determinados pesos entrarem em nossas vidas, quase imperceptíveis. Mas quando a gente começar a fazer um inventário é fácil ver porque a vida espiritual não vai para frente. Sabemos mais ou menos o que a Bíblia declara como pecado, mas há uma tendência de esquecer com facilidade. O pecado é como nem carrapato em pelo de cão. Ele se esconde de baixo do pelo, suga o sangue, multiplica em milhares e pode com o decorrer de tempo matar o cão. O pecado é assim. Eis, a necessidade de sempre estar apercebido acerca do pecado "que tenazmente nos assedia", como mesmo os carrapatos. Leia novamente as listas das transgressões que impedirão a entrada de qualquer um na cidade celestial. Leia Gálatas 5:19-21, Apocalipse 9:20-21, 14:5, 21:27, 22:14-15, Efésios 5:3-21, I Pedro 4:3-5, II Coríntios 11:2. Além disto, a pessoa que sempre se apresenta na presença do Senhor por meio da oração será iluminada pela luz do Espírito Santo, e assim verá com clareza o que está de errado na sua vida. (Romanos 8:14)

5.      Quem correr com sucesso a maratona da vida cristã poderá no final da vida dizer com o apóstolo Paulo: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (II Timóteo 4:8)

Philip D. Walmer