>
 

Longânimo - Misericordioso - 2

Número 2

 

                "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor." (I João 4:8)

            Deus se comprometeu por meio da sua Palavra. Sim, Ele mesmo se comprometeu de ser amoroso, misericordioso, gracioso e de ter tenro cuidado dos seus filhos. Uma coisa, no entanto, tem que ser compreendido com muita clareza, e isto é que simplesmente por nascer no mundo não torna uma pessoa, ainda que seja uma pessoa de excelente caráter, automaticamente um filho de Deus. É por seguir o plano de Deus para salvação que nos faz filhos de Deus, que é um processo de adoção. (Gálatas 4:5 e Efésios 1:5)

            Enquanto Deus não pune os pecadores por seus pecados atuais, eles não podem se considerarem como filhos de Deus por não serem ainda adotados como filhos. Em volta do mundo há centenas de milhares de crianças abandonadas e em orfanatos. A situação delas é frequentemente terrível; fome, sede, nudez, frio calor e muitas outras coisas que tornam a vida tudo menos agradável. Como eles almejam ter um lar, pai, mãe, irmãos, comida e bebida saudável, mas não sabem, e muitos nunca sabiam o que era de ter suficiente destas coisas. É triste, muito triste.

            Mas nós, você e eu, fomos adotados como filhos de Deus. Ele aceitou nosso arrependimento e batismo nas águas e nos encheu do seu Espírito Santo. Assim, nós nos tornamos verdadeiros filhos de Deus. Que maravilha! Agora temos lar e tudo que é bom em abundância. "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." (Salmos 23:1) Temos Deus por Pai. Sim, Ele é exigente, mas paciente, pois Ele compreende muito bem a fraqueza da nossa carne, tendo se encarnado, e como um bom pai natural, Ele está sempre pronto para nos perdoar nossas falhas. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9) Ele não guarda rancores de nós, nem nos despreza, pois Ele nos adotou como filhos. "Já vos não chamarei servos..." (João 15:15)

            Pais e mães bons não deserdam seus filhos por que desobedeceram alguma vez, ou por ter desapontado seus pais. Eles não abandonam filhos doentes, mas há vezes em que passam a noite em claro cuidando um filho doente. Pensa bem no que bons pais fazem para providenciar as necessidades dos seus filhos. Meu pai era lenhador e dava tudo de si no seu trabalho. Trabalhava na chuva, no frio intenso, na neve e em outras condições adversas. Voltava para casa, cansado, molhado, com frio e fome. A mãe estava preparada com um jantar gostoso, quentinho e a gosto dele. Sim, nós, os filhos, ajudavam também. Carregamos a lenha para o fogão a lenha para servir nosso pai com um fogo bem quentinho, uma casa confortável para ele poder se esquentar e secar as roupas para o outro dia. Isto nós fizemos como servos, mais ainda éramos os filhos dele. Havia vezes quando falhamos, mas não fomos expulsos de casa. Fomos lembrados de nossas falhas e deveres, mas ainda sentamos à mesa para comer junto com pai. Amava ele e ainda a memória dele traz lindas recordações. Amo meu Pai celestial também, apesar Dele ser obrigado me corrigir e quem sabe punir. Mas no meio destas coisas, Ele prova seu amor, longanimidade e misericórdia para comigo, e eu O servirei todos os dias da minha vida.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Bondade e compaixão tem guiado mais pessoas a Cristo que proclamação sozinha.