>
 

O Corpo - 3

Número 3

 

            "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Filipenses 2:3)

            Não se ouve muito falar na última parte deste versículo. Mas é bem por aí que o segredo de paz na igreja existe, paz entre irmãos da Igreja, paz na família e etc. As contendas, os partidos, e numerosas desavenças na Igreja acontecem porque esta regra de comportamento cristão não é seguida ao pé da letra das Escrituras e ensinamentos de nosso mestre, Jesus Cristo.

            O sucesso de uma igreja local começa na vida conjugal. Jamais pode existir uma igreja que tenha sucesso em seus esforços de evangelizar a sua comunidade se entre um casal não existe um relacionamento harmonioso. É por isso que o diabo, por meio da sociedade e mídia, tem atacado a união de um homem e uma mulher numa relação chamada de santo matrimônio. Só que em muitos casos esta relação é conturbada, pois os componentes não se aderem aos ensinamentos bíblicos. Estas regras bíblicas andam totalmente na contramão de opinião popular no dia de hoje, mas isto não pode dar licença para descartá-las como inválidas para a sociedade moderna. É sempre necessário se lembrar de que Deus é o criador do homem e da mulher e sabe o que ambos precisam dentro da união matrimonial.  

            Para a mulher Deus deu a seguinte regra de comportamento: "... a mulher reverencie o marido." (Efésios 5:33) Conforme I Pedro 3:1, as mulheres devem ser "... Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido..." Sara se tornou exemplo de como isto deve ser feito: "... as santas mulheres que esperavam em Deus e estavam sujeitas ao seu próprio marido, como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor, e da qual vós sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto." (vv. 5-6) Nota que a mulher é para ser submissa ao seu "próprio marido". Isto não quer dizer que ela se torna escrava de qualquer que seja homem que quer mandar nela, que inclui até os pastores, líderes e outros administradores da igreja. Ela se torna obediente ao seu próprio marido, que é obediente aos líderes que Deus estabeleceu na igreja.

            Esta regra para as mulheres não exime o homem de uma responsabilidade ainda maior, que é; "... cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo..." (Efésio 5:33) "Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne." (vv. 28-31) Como tenho dito ao longo dos anos: É difícil uma mulher não se submeter e honrar um homem que a trata como ele trataria seu próprio corpo, providenciando as suas necessidades como mulher e mãe dos seus filhos.

            Seguindo estas regras, haverá paz no lar, que repercutirá com paz na igreja, orações respondidas, comunidades e cidades evangelizadas, e um crescimento, até espantoso, na igreja.

Philip D. Walmer