>
 

O Corpo - 4

Número 4

 

            Nenhuma pessoa sã de mente feriria si mesmo propositalmente, pois o corpo é algo que todos protegem com o máximo de esforço. Ninguém quer sentir a dor, e sofrer o longo tempo de recuperação. A pessoa protege seus olhos, dedos, mãos, pés, cabeça, braços, pernas e tudo mais do seu próprio corpo. Ela é zelosa do seu corpo. Todos se banham, lavam, penteiam, procuram vestir-se apropriadamente, escovam os dentes, usam desodorante e frequentemente um pouco de perfume. Sim, o corpo físico recebe muitos cuidados e há vezes o cuidado é tanto, que se converte em vaidade.

            Existem também as pessoas melhor informadas, que procuram cuidar a alimentação para também não prejudicar o organismo e a saúde, pois sabem que comer o que não convém encurta a vida, e pode ser uma perda significante de anos de vida, além de sofrer as consequentes dores de enfermidade.

            É bom que reconheçamos que gastamos tudo isto em cima de um corpo que envelhecerá, ficará enrugado, acima do peso, para não falar de tantas outras coisas que acontecem mais tarde ou mais cedo com o corpo. Em alguma altura da vida, o corpo morrerá e retornará ao pó de onde veio. Os cuidados valeram, mas não tanto quanto a gente tende pensar.

            Enquanto procuramos dar muitas regalias ao corpo físico a tendência é de ignorar e esquecer do corpo místico de Cristo, que é a Igreja. Como o corpo físico, este corpo místico é composto de muitos membros diferentes e todos com funções diferentes, no entanto pertencem ao mesmo corpo. Como é então que um membro deste corpo pode sofrer e o resto do corpo não sente a dor? Ou, pelo menos não indica de alguma forma que compadece com quem está sofrendo.

            Agora, o pior de tudo é aqueles que ferem outros membros do corpo sem pensar que na realidade estão ferindo o próprio corpo ao qual eles pertencem. Com palavras e ações ferem uma irmã, um irmão, o pastor, o pastor assistente, o professor bíblico, o dirigente do culto e etc. e etc. Quero saber onde está aquele cuidado que foi esbanjado no corpo físico? O corpo físico, então, é de mais valor do que este corpo místico, a Igreja?

            Vamos levar isto adiante. Será que esta mesma regra, este mesmo pensamento poderia ser aplicado no tratamento de familiares? Vejo pais que se dizem cristãos maltratando seus próprios filhos, esbofeteando, xingando, desencorajando com críticas não merecidas, e, além disto, esbanjando cuidados em si mesmos que não fazem para com seus filhos. Cadê a igualdade? Cadê o amor dos outros membros do corpo de Cristo? Filhos que veem e participam deste tipo de desprezo, dificilmente desejarão servir a Deus por ver que os ensinamentos de Cristo e da Palavra de Deus não estão sendo cumpridos pelas pessoas que devem mais os amar e cuidar.

            O amor jamais pode ser parcial ou tratar com parcialidade. Da mesma forma que você não pode esbanjar cuidados em uma parte do seu corpo físico sem afetar as outras partes, você tem a obrigação de tratar todos do corpo de Cristo com igual cuidado e amor. Vejamos se for possível mudar em nós o que precisa ser mudado!

Philip D. Walmer