>
 

O Corpo - 5

Número 5

 

            No devocional anterior estabeleci que os filhos de crentes devem fazer parte do corpo místico de Cristo, que é a Igreja. Muito frequentemente os pais se livram da responsabilidade de levar seus filhos ao conhecimento de Deus por pensar erroneamente que esta responsabilidade é da Igreja, do pastor e outras lideranças Dela. O melhor lugar para levar as crianças a conhecer seu Salvador é justamente no lar entre pessoas que as amam e cuidam em todo sentido. Enquanto a Igreja pode providenciar um ambiente favorável para muitos a ter suas primeiras experiências com Deus, pode ser no meio de devoções familiares que a Palavra de Deus, a oração e o exemplo piedoso dos pais produzirá nos filhos um desejo profundo de conhecer Deus como seus pais O conhecem. Ademais, a igreja jamais, apesar de todos os programas de ensinamento, conseguirá tempo suficiente com as crianças, adolescentes e jovens para poder realmente estabelecê-las firmemente nos caminhos do Senhor. O melhor lugar para mentorear seus filhos é no seu lar, e para fazer isto tem haver o ambiente adequado de amor, paciência, ternura, longanimidade e confiança. Com um relacionamento de cooperação entre pais e filhos como entre os vários membros de um corpo, haverá o ambiente propício para criar os filhos nos caminhos do Senhor.

            Um dos impedimentos maiores é a falta de um bom relacionamento entre pais e filhos. Este relacionamento começa ser estabelecido logo depois do nascimento. Se for da maneira descrita acima, haverá condições dos cinco anos em diante para os pais levar a criança à experiência de arrependimento, desejo para se batizar nas águas e receber o dom do Espírito Santo. Isto pode se tornar o maior gozo e felicidade dos pais e de tal maneira influenciar os filhos com a continuação de devocionais, para que eles sejam firmemente estabelecidos com fé inabalável na Palavra de Deus.

            Infelizmente há na maioria dos lares cristãos uma falta total de ambiente para que haja a conversão e estabelecimento da fé dos filhos, por haver intrigas, discórdias, ira, entre outras obras da carne. Este problema não é novo, e por isso Paulo escreveu para povos em duas igrejas acerca da sua atuação junto com os filhos. Veja o que escreveu para o povo de Éfeso: "E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor."

(Efésio 6:4) Aos Colossenses vai outra advertência semelhante: "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo." (Colossenses 3:21)

            Os pais jamais podem levar seus filhos a uma experiência com Deus que eles mesmos não têm. Pais têm que ser verdadeiros líderes em tudo e principalmente na área espiritual. Os pais têm que estar cheios do Espírito Santo e ser assim por Ele guiados para poder lidar sabiamente com cada filho que tem personalidade e temperamento diferente. O fruto do Espírito (Gálatas 5;22-23) deve ser manifesto em toda a sua plenitude. Isto será possível somente se os pais são dados à oração e comunicação com Deus, quanto no falar como no ouvir.

            Deus deseja que todos os membros do seu corpo cooperem uns com os outros para o bem de todos.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não acho que há diabos suficientes no inferno para tirar um jovem dos braços de uma mãe piedosa. Billy Sunday