>
 

Páscoa

            Páscoa! Que palavra maravilhosa! No entanto esta palavra significa algo bem diferente para pessoas diferentes. Para os fabricantes de itens de chocolate e outros doces, é a época de boas vendas e a espera de lucros bons. Para os fabricantes de roupas é basicamente a mesma coisa, pois muitos farão sua visita anual ou semianual á igreja para apaziguar a consciência um pouco acerca de coisas espirituais, e certamente necessita de um vestido ou terno novo para a ocasião. Que tal um chapéu ou uma joia ou qualquer outra coisa que a celebração poderia exigir.

            Sei lá como coelhos, ovos pintados, pintinhos e outras coisas desta natureza se introduziram nesta celebração. Uma coisa é bem certa e isto é que o próprio inimigo das almas do ser humano, como o próprio homem em busca de bens materiais tem conseguido desviar a atenção dos demais seres, filhos de Deus, da razão real da data. Não, eu não tenho nada contra comer chocolate, vestir-se de roupa nova ou agradar as crianças com um docinho. Nada tenho contra familiares se juntarem para comer um almoço ou ceia especial, ou de preparar comidas especiais.

            Sim, hoje foi a Páscoa. Espero sinceramente que você teve um excelente dia, que teve seu docinho para comer, sua roupa nova para vestir-se, uma reunião especial de familiares, comidas gostosas para saborear, ou quem sabe um passeio para fazer visitas aos parentes e amigos. Não tem absolutamente nada errado com estas coisas. Espero que não teve nenhuma tristeza para escurecer a alegria deste dia.

            No entanto, é necessário parar um pouco no meio das celebrações para lembrar-se da razão deste dia. Artigos e mais artigos e livros volumosos poderiam ser escritos acerca deste assunto, e é correto dizer que isto aconteceu. Mas nada disto tem valor algum se cada pessoa não tem no seu íntimo uma esperança real que veio a existir por causa da Páscoa.

            Tempo e espaço não há para elaborar uma explicação acerca da necessidade da morte de Jesus Cristo para redimir o homem do pecado e devassidão no qual o ele se encontra. Mas, Jesus voluntariamente ofereceu Si Mesmo como sacrifício para expiar o pecado do homem. Mas, sua morte em se nada significaria se não fosse a sua ressurreição. Se Jesus não tivesse saído do sepulcro três dias depois de ter seu corpo morto e massacrado por homens malvados, lá sepultado, não seria diferente que qualquer outro suposto líder religioso que também morreu e teve seu corpo sepultado.

            Mas, a morte não podia segurar o Senhor da Glória. Não podia segurar este que era tanto Filho de Deus e filho do homem. A palavra mais maravilhosa que já foi escrito encontra-se em Lucas 24:6: "Ele não está aqui, mas ressuscitou." Isto não pode ser dito acerca de nenhum outro líder religioso. Jesus ressuscitou para poder cumprir tudo que prometeu: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também."

            Porque Ele vive, eu também posso viver; viver uma vida nova aqui, e viver eternamente com Ele na cidade celestial. Não se lembra do que Jesus conseguiu para você apenas nesta época do ano, mas lembra-se a cada dia e com ações de graça; pois sem Jesus ressurreto não há absolutamente nenhuma esperança além de nosso sepulcro. Como eu O amo por tudo que Ele me proporcionou gratuitamente!

Philip D. Walmer