>
 

Está Pronto?

 

            "Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim." (Romanos 16:7)

            A perseguição pesada da Igreja do Senhor Jesus Cristo do primeiro século que fez a Igreja sofrer terrivelmente passa despercebida da maioria dos leitores da Palavra de Deus. Ou, de alguma forma estes leitores não têm condições de entender a profundeza desta guerra contra os seguidores de Cristo. É notável que Paulo conclua a epistola aos romanos "meus companheiros de prisão".  Paulo ainda não tinha estado em Roma, mas tinha conhecimento da igreja de lá que foi iniciada por outros missionários, alguns dos quais tinham mais tempo de fé que Paulo.

            Pondero seriamente se os ditos cristãos de hoje estão prontos para sofrer por sua fé. Vejo muitos recuando quando alguém meramente fala alguma coisa contra sua fé. Vejo alguns se vestindo como os mundanos para não serem identificados como cristãos. Vejo outros se identificando com os mundanos por escutar suas músicas, participar dos seus divertimentos e até adotar seu modo de falar, frequentemente usando palavras de baixo calão. Veremos abaixo o que foi que Paulo sofreu ao viajar, pregar o Evangelho, estabelecer igrejas e de modo geral assumir a cruz de Cristo e sofrer com Ele. Leia com atenção a passagem abaixo e sinceramente tenta imaginar o que foi o sofrimento deste homem de Deus que foi responsável por escrever sob a unção do Espírito Santo uma grande parte do Novo Testamento:

            "Eles são servos de Cristo? Mas eu sou um servo melhor do que eles, embora, ao dizer isso, eu esteja falando como se fosse louco. Pois eu tenho trabalhado mais do que eles e tenho estado mais vezes na cadeia. Tenho sido chicoteado muito mais do que eles e muitas vezes estive em perigo de morte. Em cinco ocasiões os judeus me deram trinta e nove chicotadas. Três vezes os romanos me bateram com porretes, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou, e numa dessas vezes passei vinte e quatro horas boiando no mar. Nas muitas viagens que fiz, tenho estado em perigos de inundações e de ladrões; em perigos causados pelos meus patrícios, os judeus, e também pelos não-judeus. Tenho estado no meio de perigos nas cidades, nos desertos e em alto mar; e também em perigos causados por falsos irmãos. Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir. Tenho passado fome e sede; têm me faltado casa, comida e roupas. Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas. Quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco; e, quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito. Se existe motivo para eu me gabar, então vou me gabar das coisas que mostram a minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, o Deus que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.  Quando estive na cidade de Damasco, o governador nomeado pelo rei Aretas pôs guardas nos portões da cidade para me prenderem. Porém os meus amigos fizeram com que eu descesse num grande cesto, por uma abertura da muralha, e assim escapei do Governador." (II Coríntios 11:23-33 NTLH)

            Pastor, por que o irmão escreve estas coisas. Jamais acontecerão em nossos dias. Não se ilude, pois já estão acontecendo em várias partes do mundo. Sua fé é forte? Você está pronto sofrer por ela caso for necessário? Prepare-se, pois estamos no fim dos tempos e a fé de todos será provada por meio das perseguições.

Philip D. Walmer