>
 

Prova de Arrependimento - 2

Número 2

 

            Prova Número Dois: Fostes contristados. Se você se arrependeu de verdade, você levará sempre a culpa pelos pecados cometidos. Não apontará o dedo de acusação contra outros. Nem tentará culpar o diabo, reconhecendo que sua própria carne e concupiscência lhe levaram para cometer todas as coisas que Deus não aprova. Você jamais tentará justificar a si mesmo, contudo pedirá perdão com muito pesar e com frequência. Você nunca se gloriará nos feitos do passado, mas terá vergonha dos mesmos e sentirá receio de mencionar os por menores dos seus pecados como fossem algo no qual tem orgulho. Lembrar-se do seu passado trará vergonha e tristeza e ao mesmo tempo alegria por ter sido completamente perdoado por Deus. (I João 1:7-9)

            Se você tem se arrependido de verdade, tentará endireitar os erros possíveis do passado. Se roubou de alguém, tentará pagar o valor roubado ou devolver o que foi extraído indevidamente de outrem. (Zaqueu em Lucas 19:1-10) Se você é o culpado por relacionamentos arruinados, vai fazer o possível para restaurar e reparar o dano causado. Em outras palavras, a tristeza que lhe abate diante de Deus fará com que você procurará demonstrar por seus atos o seu profundo arrependimento, que aceita toda a culpa e deseja restaurar tudo que foi perdido.

            Se você realmente se arrependeu fará um esforço muito grande para limpar sua consciência e demonstrar ao mundo que realmente houve uma meia-volta na sua vida por meio do arrependimento.

            Prova Número Três: Que indignação. Se você realmente se arrependeu ficará furioso lembrando-se o que o diabo lhe induziu para fazer, o que ele fez com você mesmo, o que ele fez no seu casamento, no seu lar, como ele destruiu ou quase destruiu sua reputação e futuro. Ficará indignado com ele cada vez que é tentado para voltar para aquela vida anterior. (I Coríntios 6:9-11)

            Se você sempre procura justificar a si mesmo e desculpar-se pelos erros, pecados e injustiças do passado, jamais poderá sentir a indignação contra o diabo e sua própria carne fraca. Você precisa sentir certa indignação consigo mesmo por ser tão estúpido de ter embarcado naquela vida no início. Precisa sentir indignado que deixou o diabo ter acesso aos seus pensamentos e ações.

            Se você realmente se arrependeu sentirá indignado e furioso para com o diabo e jamais o deixará ter acesso novamente à sua vida.

            Prova Número Quatro: Que temor. Se você tem se arrependido de verdade, andará todos os dias no temor ao Senhor.

            1. Este temor não é medo de Deus, mas respeito e reverência para com Ele.

            2. Este temor será do juízo eterno que aguarda todos que não se arrependem.

            3. Este temor será receio de cometer algo que não agrada ao Senhor por que O ama tanto.

            4. Este temor será de experimentar horror em pensar se desviar e cair novamente na armadilha de satanás.

            Se você realmente se arrependeu, todos os seus passos serão guiados pelo temor a Deus.

Philip D. Walmer