>
 

Aceitação Social

 

            "Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova; o acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa; lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue." (Provérbios 1:10-16)

            Ler as palavras acima escritas por Salomão mais de dois milênios atrás parece mais como as palavras de um grupo de rapazes na esquina da rua na penumbra da noite em qualquer cidade de nossa pátria hoje. A realidade é que basicamente nada mudou no íntimo do homem. Salomão assim declarou em Eclesiastes 1:9: "O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol." Isto inclui os pensamentos do homem, bem como seus desejos e desígnios. A maldade do homem continua sempre a mesma e a pessoa despercebida pode cair na rede dos perversos com muita facilidade. Uma das coisas que se torna tão fácil cair nestas armadilhas é o profundo desejo, especialmente dos jovens, de alcançar a aceitação social. Este desejo é tão forte que alguns fazem qualquer coisa para ser aceito por outros. Eles penteiam o cabelo para assemelharem-se à moda atual. Eles jogam fora roupas boas para comprar novas que os farão aceitos pelos colegas de colégio, universidade, trabalho e etc. Outros vão além do bom comportamento modificando seus corpos com tatuagens, piercings, cirurgias e etc. Contempla o que Salomão disse acerca do frequentar de casas de prostituição: "A sua casa é caminho para a sepultura e desce para as câmaras da morte." (Provérbios 7:27) Ele agora dá uma promessa animadora em Provérbios 12:28: "Na vereda da justiça, está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte." Agora mais uma alerta deste homem sábio: "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. (14:12) Buscar a aceitação social pode parecer ser o caminho mais certo, no entanto veja mais estes conselhos: "O infiel [desviado] de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem. O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro." (14-16)

            Ser aceito pela sociedade é agradável à carne, mas o problema é que a sociedade não pode salvar eternamente. Ela somente ilude por um pouco para depois largar de mão o desastre que criou, abandonando o infeliz para sua própria sorte. A Bíblia nos dá este conselho de valor eterno: "Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais..." (I Tessalonicenses 4:1)

Philip D. Walmer