>
 

Prova de Arrependimento - 4

Número 4

 

                Para ilustrar o que escrevi nos três devocionais anteriores quero apresentar histórias bíblicas de pessoas que realmente se arrependeram e alguns que apenas tentaram enganar aos outros, contudo Deus não pode ser enganado, nem zombado.

            A verdade é que se as sete coisas que descrevi nos devocionais anteriores não estão presentes na vida de alguém, torna-se óbvio que não houve arrependimento de verdade. Arrependimento verdadeiro traz mudanças, e não infrequentemente mudanças radicais, devido a uma vida depravada anterior, para uma vivida em pureza diante de Deus e do mundo.

Arrependimento não significa nada se continua fazendo aquilo pelo qual pediu perdão.

             Para a mulher tomada no ato de adultério Jesus simplesmente disse: "... Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais." (João 8:11)

            Esaú andou a vida toda desprezando as coisas espirituais, ignorando as vidas santas e tementes a Deus do seu pai, avô Isaque e bisavô, Abraão. Ele nunca demonstrou remorso, tristeza ou arrependimento até finalmente perceber que perdeu a maior herança da sua vida. Há um tempo hábil para se entregar ao arrependimento. Primeiro: "Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer..." (João 6:44) Aos moradores da terra na era de Noé Deus disse: "... O meu Espírito não agirá para sempre no homem...", portanto quando Deus age, o homem deve responder e se arrepender, antes que o dia do juízo chegar.

            Quando Deus encontrou-se com Paulo na estrada para Damasco, Paulo O atendeu na hora. Nunca mais praticava o que antes era a paixão da sua vida.

            Pedro, no entanto, andou com Jesus por três anos e meio, mas aparentemente não se arrependeu de verdade até após a morte e ressurreição de Jesus em um encontro na praia do Mar da Galiléia. Após este arrependimento verdadeiro, ele não era mais orgulhoso, prepotente, arrogante e jactancioso, mas humilde e submetido a Deus. Ele mostrou verdadeiro arrependimento. Você assim faz?

            Judas também andou com Jesus por três anos e meio e nunca se arrependeu. Jesus lhe deu ampla oportunidade durante a última ceia, mas ele só podia pensar do lucro que ganharia. Perdeu tudo, inclusive a vida e a salvação que teve tão de perto.

            Deus espera que você: "Façam coisas que mostram que vocês se arrependeram dos seus pecados." (NTLH) "Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento..." (Mateus 3:8 RA)

            Em Atos 26:27 Paulo está finalizando uma mensagem ao rei Agripa e finaliza com estas palavras: "Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas." Agripa respondeu com estas palavras: " Por pouco me persuades a me fazer cristão." (v. 28) Quase foi convencido para se arrepender e se converter. "Quase!"  "Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou..." (v. 29)

            Amigo, onde você está hoje no seu relacionamento com Deus? Está apenas "quase" convencido? Já se arrependeu de verdade? Eu sei que frequenta a igreja, mas arrependeu-se de todos os seus pecados. Não seja como Pedro que andou com Jesus tanto tempo sem se converter de verdade; ou pior como Esaú ou Judas que perderam tudo por esperar tempo demais. Hoje é o dia da salvação. Aproveite!

            Agora, vá, arrependa-se e faça o que é certo diante de Deus!

Philip D. Walmer