>
 

Administrador

 

            "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante." (Lucas 6:46-47)

            Desconfio que a palavra "Senhor" é usado muito levianamente, e especialmente quando usado em relação a Deus. Na realidade, o que significa esta palavra quando usado em relação a Deus? Vejamos de acordo com o dicionário: Proprietário, patrão, pessoa que exerce poder, dominação, influência, o Ser Supremo, Deus, Jesus Cristo, entre muitos outros títulos que descrevem Sua autoridade absoluta sobre céus e terra.

            A pergunta que cada um deve fazer para si mesmo é se Deus realmente é o Senhor da sua vida. No nível de relacionamentos terrestres todas as pessoas que são empregadas, tem alguém sobre eles que é chamado de chefe, patrão e dono, entre muitos outros títulos de respeito, que reconhecem a posição da pessoa em relação ao funcionário. Estas pessoas, sejam donos da empresa ou pessoas de confiança do dono ou presidente, têm o direito de dizer aos funcionários o que devem e não devem fazer ou o que podem e não podem fazer enquanto são empregados. Elas têm o direito de mandar. Normalmente isto é bem aceito pelos empregados, pois é necessário assim fazer para manter-se empregado.

            É interessante que a maioria dos cristãos não assimila esta mesma atitude em relação a Deus, que não é apenas o criador de tudo (portanto tudo Lhe pertence, inclusive o homem), mas é quem sustenta tudo pelo poder da sua palavra. A Ele devemos louvor, honra, adoração e servidão por tudo que Ele providencia: vida, fôlego, saúde, inteligência, sol, chuva, e a lista continua infinita. Ele merece ser chamado de Senhor no melhor sentido da palavra.

            Pensando bem no mérito deste assunto, o cristão tem obrigação de examinar sua própria vida (I Coríntios 11:28) e determinar se o Deus que ele chama de Senhor é de fato o Senhor da sua vida. Proponho algumas perguntas que cada cristão pode (deve) expor a si mesmo:

            1) Deus é o Senhor do seu tempo? Com o tempo que Ele lhe deu, você procura fazer o que você quer ou o que Ele quer? Você O chama de Senhor, mas será que você permite que Ele ordene seu tempo de forma que Lhe agrada, fazendo a vontade Dele? Você usa ao menos um pouco do seu tempo para ler a Palavra de Deus? De orar e se comunicar com Ele e deixar que Ele se comunique com você?

            2) Deus é o Senhor dos seus recursos financeiros? Se você não é dizimista se torna óbvio que não é, pois o dar do dízimo a Deus é uma das Suas ordenanças antes da dispensação da lei. Se você não contribui com ofertas para a sustentação da igreja que frequenta, Deus não é o Senhor das suas finanças, pois assim fazer é a vontade Dele.

            3) Deus é o Senhor dos seus pensamentos ou você os enche com aquilo que lhe agrada?

            4) Deus é o Senhor do seu sair e entrar, ou você simplesmente anda por onde quer e quando quer?

            5) Deus é o Senhor das suas posses? Ou, é sempre minha casa, meu carro, minhas roupas, meus calçados e etc.

            Sua maior felicidade, maior gozo, maior realização de vida ocorrerá somente quando Deus com sua permissão se torna o Senhor de tudo. Ele exige ser Senhor de tudo, pois não aceita ser Senhor apenas em alguma coisa. Você tem a coragem de falar com Deus, convidando-O para assumir o senhorio da sua vida? Não pode O chamar de Senhor se de fato não é. Só bênção lhe espera quando assim fizer.

Philip D. Walmer