>
 

Contente

 

            "Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:10-13)

            Seria imensamente interessante ouvir a interpretação e aplicação que a maioria dos cristãos daria a esta passagem. Ah, sim! Todos podem recordar bem corretamente o conteúdo do versículo treze. É sem dúvida um dos versículos prediletos de muitos.... " tudo posso naquele que me fortalece." O problema é que este versículo isoladamente não tem o sentido que o escritor realmente deu. Veja!

            Os filipenses haviam enviado uma oferta para ajudar, Paulo, o fundador da igreja em Filipos. Ele ficou muito contente com esta expressão de amor e cuidado. E, não foi a primeira vez que honraram seu pastor desta maneira. Não foi fácil enviar recursos de forma segura de um lugar para outro, por isso ele escreveu que eles teriam feito outras vezes, mas não havia meios (oportunidade) para enviar os recursos.

            Ele não estava reclamando, ele disse, da sua pobreza. Veja bem, ele não achou certo de reclamar da pobreza que sofria. Imagine... este grande pregador, grande apóstolo, fundador de muitas igrejas, orador exímio passando necessidade. Veja mais!

            Durante as muitas viagens, estadias, prisões, chicotadas, apedrejamentos, naufrágios, entre muitas outras coisas do gênero, ele aprendeu. Aprendeu o que? Viver contente! Tudo não tinha que ser como ele queria para ele ficar contente. Recentemente alguém que possui carro reclamou que precisa carro novo. Paulo nem tinha tal luxo, mas andava de lugar em lugar a pé, entre salteadores e ladrões. Dormia, sem dúvida, ao relento e frio da noite. Notou? Ele disse que aprendeu viver contente em qualquer situação. Como é que achamos de ter o direito de reclamar os poucos incômodos que sofremos?

            Nota bem que ele aprendeu sofrer ser humilhado e também honrado sem ficar orgulhoso. Ele falou em situações e depois nas circunstâncias que a vida ou o tempo apresentavam. Ele sabia sofrer a fome e a fartura com o mesmo espírito bom e com gratidão a Deus. Será que eu tenho tudo que quero? Não! Você tem tudo que quer? Provavelmente não! Mas isto lhe dá o direito de queixar, reclamar e ficar sempre de mau humor? Não! Você deve ficar contente que tem vida, que seus pecados foram perdoados, que foi batizado biblicamente para a remissão dos seus pecados, que recebeu o dom gratuito do Espírito Santo e que seu nome está escrito no livro de vida eterna. Que podemos dizer? Que o resto é luxo? Sim!

            Depois de falar acerca de tudo que passava, ele disse "tudo posso naquele que me fortalece." Eu sei que isto deu uma nova perspectiva neste versículo, mas provavelmente a perspectiva correta. Você está contente com a vida que tem em Cristo Jesus? Caso não; aprenda com Paulo para ficar contente, pois isto é a vontade de Deus para você.

Philip D. Walmer