>
 

Este É O Caminho - 1

Número 1

 

            Neste domingo passado, como é normal todos os domingos, umas 20,000 pessoas se congregavam para ouvir um orador (ministro) famoso. A pessoa que não tem conhecimento da verdade da Palavra de Deus, que não conhece a fundo a mensagem pregada por este homem, bem como a história do caso, poderia se regozijar, pensando que o Evangelho está avançando de largos passos.

            A verdade é que este orador famoso, como alguns outros que em tempos recentes tem conseguido juntar multidões e mais multidões, é claro exemplo dos que a Bíblia chama de mestres cheios de cobiça: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas." (II Timóteo 4:3-4) Estes supostos mestres, são mestres apenas no oratório, mas não mestres segundo o conhecimento da Palavra de Deus e a mensagem que Ela tem para as gerações que necessitam de salvação.

            Estes homens, em vez de pregar a verdade da Palavra pregam uma mensagem popular, que agrada o povo, que dá esperança falsa, e expectativa do que não vai acontecer.
As mensagens deles fazem todo mundo sentir bem. Dão esperança falsa de salvação que as pessoas acreditam ser a verdade, quando não é. É uma espécie de pomada que tira a dor. Dor? Sim, a dor do pecado com que se confrontam ao ler a pura verdade da Bíblia.

            Enquanto estes homens, para alcançar a popularidade, as riquezas e os aplausos do povo por abrir mão e dizer que não importa a religião que segue que será igualmente salva; Jesus disse tão claramente: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6) Na era de Jesus havia muitas religiões no mundo. Havia deuses pelas centenas que os romanos, gregos, egípcios e outros povos seguiam assiduamente. Imagine, Jesus chega dizendo que era o único caminho para a salvação. Ele jamais deu a entender que as pessoas, seguidores destas outras religiões, seriam igualmente salvas como as que postaram fé no único Deus verdadeiro e o Filho de Deus/Filho do Homem que veio para servir de sacrifício para os pecados do mundo inteiro. A mensagem Dele era, no mínimo, polemica. Veja o que Ele realmente disse: 1) Eu sou o único caminho para o único Deus verdadeiro, 2) Eu sou a única verdade que existe no mundo, e 3) a vida eterna existe somente em mim.

            Vários homens têm investigado as reais crenças destes homens populares para saber o que eles realmente creem. Sem exceção eles têm recusado dizer o que Jesus disse. Por quê? Porque não é popular! Porque muitos deixariam de seguir e sustentar seus ministérios financeiramente! Eles perderiam a popularidade, a vida de bonança, a fama e tudo mais que têm por valioso.

            Jesus também reuniu as multidões. Ele deu pães e peixes, curou os enfermos, leprosos e cegos, bem como ressuscitou os mortos, mas quando Ele começou ensinar acerca do caminho certo, todos O abandonaram com a exceção dos doze que declaram que só Ele tinha as palavras de vida eterna.

Philip D. Walmer