>
 

Este É O Caminho - 2

Número 2

 

            "Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos de teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus limites, e o constituir por seu atalaia; e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o abater, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.

Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia." (Ezequiel 33:1-6)

            Uma das maiores tragédias do cristianismo nestes dias modernos é a covardia da parte dos que assumiram a posição de ministro, isto é porta voz de Deus, ou por um chamado real da parte de Deus ou o simples escolher do ministério como profissão. Tanto um quanto outro é responsável diante de Deus e ao povo sob seus cuidados. Conforme o texto acima o atalaia é incumbido para dar um som certo em relação o aviso (alerta) que Deus quer entregar ao povo. Hoje em dia mais atenção está sendo dado à assistência nos cultos, e à parte financeira do que a real mensagem de Deus. Em outras palavras, estes homens, incumbidos com uma responsabilidade tão séria estão visando o bem estar deles mesmos em vez de visar o bem estar do povo e agradar a Deus por realmente ser porta vozes Dele.

            Na antiguidade, o uso de trombeteiros foi comum para transmitir instruções às tropas no campo de batalha. O trombeteiro tinha uma grande responsabilidade, pois ele precisa saber nitidamente todos os tons diferentes a ser tocado. Se ele errasse no som, haveria perda de vidas e derrota na batalha, e ele seria culpado por esta perda. A responsabilidade dele era muito grande, pois não havia normalmente quem poderia tomar o lugar dele. O trombeteiro perto do general tocaria as instruções do general, e outros trombeteiros colocados em lugares estratégicos repetiriam as ordens por tocar sua trombeta.

            Hoje em dia muitos supostos homens de Deus estão dando um tom incerto em relação ao plano de Deus para salvação. Os (podemos dizer poucos) que tem a coragem de levantar a voz contra o pecado são taxados como racistas, críticos, sem compaixão, que apenas tem prazer em condenar aos outros. Tem chegado ao ponto em que milhares de congregações proíbem seus ministros de pregar contra o pecado e nem querem que a palavra pecado seja mencionada, pois traz dor e compungimento que os deixa tristes e inconformados com sua situação, apesar da seriedade iminente e eterna morte espiritual. Infelizmente há muitos (para não dizer a maioria) são totalmente confortáveis ocupando os púlpitos nestas condições. Tristemente é somente a eternidade que há de revelar a tragédia eterna que foi perpetrada no pobre povo.

Philip D. Walmer