>
 

Este É O Caminho - 3

Número 3

 

            "Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos." (Jeremias 6:16)

            Os paralelos entre o povo que Deus escolheu para ser exclusivamente Seu, e a Igreja que também é exclusivamente Dele são assustadoramente semelhantes. Desde Abraão, que Deus escolheu para ser o progenitor de um povo abençoado em todos os sentidos, até os dias de hoje, os caminhos tanto de um quanto de outro são semelhantes demais.

            Do meio da idolatria de Ur dos Caldeus, Deus chamou Abraão para servir o único e verdadeiro Deus em vez das imagens e ídolos de deuses falsos feitos com as mãos humanas, que não possuíram poder nenhum, e principalmente não havia neles o poder para perdoar pecados e salvar eternamente as almas. No entanto, não foi apenas uma ou duas vezes, porém repetidamente as ocasiões ao longo da sua história que Israel abandonou a Deus para correr atrás do que era popular.

            Os profetas foram enviados por Deus para alertar Seu povo que o caminho no qual estava andando era perigoso e terminaria na morte, tanto de pessoas, quanto da nação; que chegaria o dia em que eles não poderão mais contar com a presença de Deus e o divino livramento dos seus problemas e dificuldades.

            Não difere a igreja moderna do povo de Israel naquela época. Deus estabeleceu um caminho perfeito para Seu povo, sim um caminho um tanto estreito, mas como Ele disse, um caminho bom, e por andar por ele seria possível achar descanso para suas almas. Apesar desta promessa fiel e verdadeira feita pelo Senhor que já fez tantos milagres por esta nação desobediente, eles declararam claramente que não andariam por este caminho.

            Eles preferiram seus deuses mudos, surdos e impotentes. Eles preferiram estes deuses que por via dos seus sacerdotes exigiam seus filhos como holocaustos vivos; sim, pais Israelitas ofereceram seus filhos vivos nos fogos acessos a estes deuses. O Deus verdadeiro jamais exigia tal coisa deles, mas, eles preferiam a vida licenciosa de prostituição, adultério, fornicação e outros supostos prazeres. Acharam mais vantajoso acreditar nas mentiras, ilusões e outras coisas prazerosas à carne que davam aparentes resultados imediatos; em vez de acreditar nas infalíveis promessas do Deus infalível.

            Creio que você pode também ver que hoje os que se dizem cristãos estão seguindo no mesmo caminho. Um deus de vaidade se levantou no meio da igreja e multidões estão o adorando, proclamando liberdade dos caminhos estreitos de Deus. Deuses do prazer de fornicação, adultério e homossexualismo têm se levantado, conseguindo centenas de milhares de adeptos que falsamente alegam que Deus jamais puniria pessoas por participar destas atividades prazerosas.

            Ao ser apresentado o caminho certo para você, o que é que está dizendo? Está abraçando a liberdade do pecado que Jesus comprou por você na cruz do Calvário? Ou, está dizendo com este povo de Israel rebelde e teimoso: "Não andaremos nele"? Cada um tem a liberdade para escolher como quiser, no entanto, todos colherão conforme a semente que plantou. E eu? não vou adotar o deus deste mundo, pois ele não pode me dar vida eterna. Vou andar no caminho estreito, sim!

Philip D. Walmer