>
 

A Mente De Cristo

            "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus..." (Filipenses 2:5) A mesma passagem da Nova Versão Internacional traduz assim: "Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus..." A Bíblia na Linguagem de Hoje interpreta assim: "Tenham entre vocês o mesmo modo de agir que Cristo Jesus tinha..." Onde estas versões usam os termos: sentimento, atitude e modo de agir, a Bíblia em Inglês usa a palavra "mente". Apesar de usar palavras diferentes, as várias versões se referem a mesma coisa, e isto é a maneira de pensar, modo de agir, bem como a atitude demonstrada neste mundo que jaz no maligno.

            Para ser agradável a Deus, é preciso sair do secular e entrar no espiritual. A mente secular pensa quase exclusivamente nas coisas do mundo, nas coisas temporais, bem como as coisas que agradam a carne e a natureza carnal que existe em todos que não foram verdadeiramente transformados por Deus.

            Sendo que o alvo do cristão é, aliás, deve de ser, agradar a Deus que lhe "chamou das trevas para andar na sua maravilhosa luz" (I Pedro 2:9), seria no mínimo interessante, para não dizer vantajoso, refletir o que ocupa a mente ao longo dos dias. Em outras palavras, quais são os pensamentos que ocupam a mente. Pergunta: Será que os pensamentos que ocupam a mente são realmente agradáveis a Deus? Como sentiríamos se Ele, que já conhece o que ocupa a mente, revelasse ao mundo em volta o que está nesta mente, pelo menos, supostamente transformada pelo poder de Deus.

            Parece que Davi teve um tremendo despertamento após sua grande queda e relacionamento ilícito com Bate-Seba. Escreveu, portanto, em Salmos 51:10: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável." Em I Timóteo 4, Paulo dá uma lista de deveres a Timóteo, seu filho na fé. Concluindo estas instruções ele escreve o seguinte: "Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto." (I Timóteo 4:15) A Versão Melhores Textos interpreta a passagem desta forma: "Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos."

            Quais são os traços que traz no seu rosto, no seu falar, no seu comportamento, pois estes traços aparecem no exterior por via daquilo que está no interior. Alguns têm apenas nome de crente, mas os traços de vida demonstram algo bem diferente. Leia I Coríntios 15:47-49. O que é que os traços da sua vida revelam acerca do seu interior? Se Cristo realmente habita seu coração, sua vida e modo de ser, pessoas verão em você os traços do seu Pai Celestial, e não os traços de tudo que é terrestre.

            Jesus disse em João 3:31 que "... aquele vem da terra é da terra, e fala da terra." O crente, no entanto não deve fala da terra, e como os da terra, pois ele deveria ter nascido de novo, e assim se tornado um cidadão do Céu, com traços de lá e dos de lá.

Philip D. Walmer