>
 

Dupla Purificação 4

Número 4

 

            "E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências." (Romanos 13:11-14)

            Quando alguém fala das obras da carne, é automático que a maioria dos ouvintes começa a pensar nos pecados considerados mais graves. Com Deus, pecado é pecado e todos separam o homem de Deus. Com Ele não tem esta ideia de pecados mais graves e menos graves. A menção de determinados pecados no versículo acima começa com os delitos considerados mais graves, mas logo parte para falar de dissoluções [atos que deterioram costumes, degradação, devassidão, e imoralidade], contendas e ciúmes. Um estudo profundo de Gálatas 5:19-21 procede no mesmo rumo, incluindo comportamento frequentemente desculpado como sendo de pouco importância e apenas defeito de personalidade da pessoa; tais como: inimizades, brigas, ciúmes, raiva, ambição egoísta, desunião, invejas e outras coisa do gênero que a natureza carnal produz. Jesus Cristo veio e providenciou meios para ficar liberto de todas as obras da carne, e não apenas as que o ser humano poderia considerar as mais graves.

            A solução de todo este problema é possível, no entanto requer de cada pessoa uma atenção cuidadosa aos princípios elaborados na Palavra de Deus. O versículo abaixo explica em termos simples o caminho que leva para uma vida espiritual vitoriosa, separada das obras da carne, do mundo e toda espécie de carnalidade. E, é isso que é necessário para ser salvo.

            "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." (Gálatas 5:16-17)

            O mundo em volta tende a embalar a igreja, fazendo com que ela e seus membros dormem, não percebendo em que estado estão. Jesus Cristo, aparecendo a João enquanto exilado na Ilha Patmos, entregou sete mensagens às sete igrejas da Ásia, as quais continham fortes advertências acerca de condições espirituais existentes no meio delas, que comprometia as condições de salvação. (Apocalipse 2 e 3) Temo que estamos vendo uma repetição das mesmas coisas nos dias atuais. Portanto é necessário que a igreja de hoje segue o conselho da passagem seguinte: "Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito..." (Efésios 5:14-18)

            Nestes dias estamos vendo tanto compromisso sendo feito da parte da Igreja e seus membros para com o mundo, fazendo com que seja necessário relembrar a todos que a purificação que Deus exige é tanto da carne como do espírito. Não pode ter um sem o outro. Finalizo com esta passagem de II Coríntios 6:14-18: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; o e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."

            Não deve ser jamais esquecido que todo cristão deve ser "santuário do Deus vivente" e não habitação das obras da carne.

Philip D. Walmer