>
 

A Gloriosa Expectativa

 

            "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus." (Romanos 8:18-19)

            Na passagem bíblica acima se torna óbvio que Deus deu a Paulo um privilégio especial de poder ter pequena espiada para as coisas com as quais um fiel servo do Senhor será coroado na eternidade. Esta visão lhe deu coragem para enfrentar toda a perseguição que sofreu ao longo do seu ministério, e não somente para alcançar salvação para sua própria alma, contudo, para resgatar muitos do mundo corrupto para o reino glorioso por vir.

            Muitos cristãos hoje em dia falam de perseguição, no entanto não é na maioria dos casos uma perseguição física, contudo, verbal. A crítica de boa conduta não é perseguição que sofre fisicamente. Mas alguns deixam de servir a Deus por terem sua vestimenta criticada, por não beber bebidas alcoólicas, não usar entorpecentes (drogas), por não frequentar casas de shows mundanos, por não usar linguagem torpe e etc. Mas tudo isto não passa de ser meras palavras. Paulo, no entanto, após sofrer muitas perseguições físicas declara que a glória que o cristão há de receber não pode ser comparada com um sofrimento na carne durante esta curta vida terrestre.

            "Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um;  fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?" (II Coríntios 11:23-29)

            Diante desta lista de sofrimentos, e o fato provável é que entre meus leitores não há ninguém que tenha sofrido assim. É de reconhecer que motivo para reclamar não existe. É de grande valor também lembrar-se dos sofrimentos de Jesus Cristo, que sofreu voluntariamente para que você não sofresse a punição merecida por seus próprios pecados. Sim, Ele sofreu para lhe salvar e alguns têm a petulância de reclamar por causa de algumas palavras faladas contra seu modo de viver e conduta de cristão. É importante lembrar as palavras de Paulo ao seu filho na fé, Timóteo, no auge de muitas perseguições contra os seguidores de Cristo: "Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará..." (II Timóteo 2:11-12 Cor)

            Quer reinar com Cristo, herdar o glorioso reino que Ele lhe preparou? Aprenda, então, sofrer com Ele sem reclamar para poder ser coparticipante das prometidas bênçãos,

Philip D. Walmer