>
 

Um Suave Cheiro 1

Número 1

 

            Em nosso mundo existem muitos cheiros diferentes, alguns agradáveis e outros que preferimos não sentir, pois são repugnantes às narinas. Eu me lembro de um cheiro em uma cidade onde morávamos anos atrás onde estava instalada quase no centro da cidade uma fábrica de papel. O cheiro que exalava daquela fábrica era muito forte e em determinadas situações climáticas a fumaça e cheiro corria pela avenida principal da cidade. Um dia eu fiquei tão mal com este cheiro forte que foi tomado por ânsia de vômito e foi até o cordão da rua caso isto acontecesse.

            Como cristãos devemos nos preocupar com o cheiro que a nossa vida produz para as pessoas em volta de nós. "Todas as tuas vestes cheiram a mirra, a aloés e a cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram." (Salmos 45:8) Este salmo que trata do casamento de um rei é, na realidade, uma alegoria de Jesus Cristo unido com Sua Igreja. Nos casamentos da época do Antigo Testamento havia o costume de queimar madeiras que exalavam cheiros gostosos. Os noivos estando no ambiente ficaram com suas vestes impregnadas com estes cheiros ao ponto de não poder esconder de ninguém aonde eles tinham estado. Assim deve de ser com os cristãos que andam juntinhos com seu Salvador e Senhor. Todos devem cheirar dos atributos Dele.

            "E, graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus." (II Coríntios 2:14-17)

            De acordo com a passagem acima, o suave cheiro que deve exalar de cada cristão vem de um conhecimento de Cristo. Por isso, é importante que cada um que alega ser seguidor de Cristo  analise profundamente o seu andar e determinar se ele realmente exala o suave cheiro de Cristo. Eclesiastes 10:1 apresenta um pensamento muito interessante: "Qual a mosca morta faz o unguento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia." (RA) "Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor." (NTLH) Em outras palavras o suave cheiro que Cristo pode produzir na sua vida, pode ser totalmente estragado e tornar-se fedor com só um pouquinho de carnalidade.

            Quantos cristãos têm estragado, não somente a sua própria reputação com atos de carnalidade, mas têm dado razão para pessoas do mundo falar mal da Igreja e de cristãos em geral. Em vez de exalar um suave cheiro da vida que Cristo providencia, eles exalam um cheiro desagradável diante de pessoas que devem almejar Cristo e a vida cristã por sentir o suave cheiro de um verdadeiro cristão.

Philip D. Walmer