>
 

A Recompensa 1

Número 1

 

            Recentemente li que Curitiba, Paraná, Brasil conseguiu ser colocada na lista das dez cidades mais limpas do mundo. É uma honra muito grande e motivo de alegria para o povo da cidade, bem como os administradores que sem dúvida não poupava esforços para criar um ambiente agradável para os moradores desta admirável cidade. Ao ler acerca deste notável feito, comecei me lembrar da Cidade Celestial prometida para os vencedores da corrida desta vida terrestre. Paulo disse que é de fato uma corrida na qual ele participava ativamente. (Filipenses 2:16)

            Ao ler a lista dos contratempos que Ele sofreu (II Coríntios 11:23-28), não há dúvida que ele ou qualquer outro logo cansaria da luta; sofrendo a tentação de largar tudo em favor de uma vida aparentemente mais fácil, mais tranquila. No entanto, ao contemplar as mensagens às sete igrejas da Ásia recordadas no Livro de Apocalipse capítulos 2 e 3, é fácil entender que as gloriosas promessas citadas pertencerão apenas aos vencedores. Em outra passagem, Apocalipse 21:8, a Bíblia é clara em dizer que as promessas não serão herdadas pelos covardes. "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (RA) "Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte." (NTLH) Confesso que não entendi muito bem esta colocação até nesta madrugada sentado diante do meu computador e sentindo tão fortemente a unção e revelação do Espírito Santo. Contudo, entendo que a vitória e a coroação de vida eterna não são para aqueles que desistem da corrida, que caem cansados à beira do caminho, que cedem às tentações do diabo e luxúria da carne, que não conseguem ser diferentes do mundo e viver separados para Deus, ou em outras palavras àquelas pessoas medrosas de batalhar por aquilo que é de mais valor que as coisas temporais que não têm um valor real e eterno.

            Em II Timóteo 1:12-14, Paulo afirma sua fé em Jesus Cristo e Seu Evangelho: "... por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós."

            "Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas." (II Timóteo 2:3-5)

            A segunda epístola a Timóteo foi, talvez, a última das cartas de Paulo às igrejas e pessoas em particular. Em capítulo 4:6-8 Paulo faz sua despedida da vida e do ministério com estas palavras de encorajamento a todos os seguidores de Cristo: "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação [sacrifício a Deus], e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda."

Philip D. Walmer