>
 

Páscoa 2

 

Número 2 - A Traição

 

                "E logo, falava ele ainda, quando chegou Judas, um dos doze, e com ele, vinda da parte dos principais sacerdotes, escribas e anciãos, uma turba com espadas e porretes. Ora, o traidor tinha-lhes dado esta senha: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o e levai-o com segurança. E, logo que chegou, aproximando-se, disse-lhe: Mestre! E o beijou." (Marcos 42-45)

            Trair = Demonstrar infidelidade a, abandonar de maneira traiçoeira, deixar de cumprir promessas e compromissos, iludir, enganar e deixar de corresponder às expectativas.

            Não sei se existe pior espécie de ser humano do que um traidor. A traição é normalmente cometida por alguém bem chegado à pessoa ou caso traído. Um traidor uma vez revelado descobre que é impossível, ou pelo menos, quase impossível que alguém confie nele outra vez. É um estigma que pairará sobre ela pelo resto da vida. O nome de Judas ficou tão infame, que ninguém dá este nome aos seus filhos. Chamar alguém de Judas é uma ofensa muito séria.

            Conforme muitos historiadores, o preço pelo qual Judas vendeu Jesus, trinta moedas de prata, era o preço de um escravo comum. Pensa bem, Jesus, o Rei da Glória, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, Deus encarnado, foi desprezado por Judas que O vendeu pelo preço de um escravo comum. Tragicamente vejo pessoas traindo Jesus hoje por pouca coisa; entretenimento questionável, prazeres da carne, ganância por coisas temporais e etc. Em outras palavras estas coisas passageiras do mundo tem mais valor que Jesus, o seu Salvador. Imagine se for possível, como Jesus sentiu que depois de chamar Judas para ser um dos futuros líderes da Sua Igreja, foi vendido por um preço banal. Da mesma forma imagine como Jesus se sente quando alguém que Ele libertou do pecado e transformou, volta aos pecados, como um cachorro volta para o próprio vômito, traindo Quem fez tão grande obra de libertação na sua vida.

            Esaú era o primogênito da família. Era para ele ser o líder espiritual de sua família após o falecimento do seu pai. Ele nunca demonstrou tendência para cumprir esta missão, portanto as Escrituras dizem que Deus o odiou. Esaú desprezou seu direito a primogenitura e o vendeu por um prato de sopa. Por uma refeição vendeu o direito de receber a porção maior dos bens do pai, de ser o sacerdote na hierarquia da família. Até o dia presente seus descendentes estão mergulhados em tudo que aborrece a Deus, inclusive uma religião que jamais salva. Que tragédia!

            Não são poucos os pais que eu tenho visto ao longo dos anos que uma vez eram seguidores de Jesus, mas por se envolver em relacionamentos extraconjugais condenaram sucessivas gerações a mesma condenação. Geração segue geração na mesma condenação, pois geraram filhos que se tornaram moralmente fracos e seguem nos caminhos de fornicação, adultério e até a prostituição. Estes traem seus filhos e netos que seguem os mesmos caminhos de perdição. Gerações de famílias são destruídas pela falha de um só progenitor. Que tragédia!

            Pior ainda é aquele homem ou mulher que Deus chamou para seu ministério que por meio da ganância, amor aos prazeres, infidelidade moral tem destruído congregações e condenado pessoas ao inferno por seu mau exemplo, por ter traído a Deus e seus companheiros de fé. Existem hoje literalmente multidões de pessoas que aparentam ter ligação com a Igreja, não levam o nome de Judas, mas diariamente traem o Senhor da Glória.

            Qual é o valor que coloca sobre Jesus? Você anda diariamente O traindo com seu comportamento, com sua atitude, com suas palavras? Como é que você O considera? Ele é apenas seu servo seu, para lhe dá o que necessita? Você troca Ele frequentemente por prazeres, entretenimentos, e um caminho supostamente mais fácil? Analise sua vida, sua atitude e comportamento, para que não venha a ter um fim trágico como o Judas ignóbil das Escrituras.

Philip D. Walmer