>
 

Páscoa 3

Número 3 - A Negação

 

            Negar = Formular negativa sobre, afirmar que não, recusar-se a admitir, contestar, demonstrar rejeição, recusar, não reconhecer, abandonar, esquecer, não confessar, deixar de revelar, manter em segredo, esconder ou ocultar.

            "Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás. Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. Respondeu Jesus: Darás a vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes." (João 13:36-38)

             Pedro se considerou como sendo forte e inabalável. Jurou que jamais abandonaria Jesus. No entanto, foi avisado que dentro de poucas horas ele negaria a Jesus por três vezes, e isto antes que o sol se levantaria para anunciar um novo dia. Achava que não faria, mas fez e uma vez para uma pequena mocinha indefesa. Sim, este forte pescador fez aquilo.

            E você, sentado dentro da igreja, cantando e louvando a Deus se acha ser um crente forte e inabalável. Cercado e de certa forma protegido pelas dezenas ou centenas de irmãos em volta, você acha que jamais negaria Jesus, mas, se refletir bem, se lembrará de vezes em que fez. Você pode não lembrar-se como fez, mas até de maneira sutil negou que conhecia Jesus e seguia caminho com Ele. Como, você pergunta. Deixe-me explicar.  Você se lembra de quando no restaurante ou no refeitório da empresa teve vergonha de inclinar a cabeça e agradecer a Deus pelo alimento? Ou talvez aquela vez que recusou de participar do culto em praça pública, pois não queria ser visto porventura por alguns amigos?

            Ah! Teve que usar uma saia, mas a enrolou na cintura um pouco para não parecer como crente diante dos colegas. Escondia a maquiagem na bolsa e a aplicava depois de sair de casa para ser igual às outras. E de muitas outras maneiras procurava esconder o fato que era crente. Não testemunhava de Cristo e a obra que Ele fez na sua vida, e não convidava ninguém para os cultos, pois teve receio que depois seria taxada como um louco. E se porventura um colega aparecia na igreja, você não se entregava ao louvor e adoração como sempre fazia. Por acaso esqueceu esta passagem da Palavra de Deus? "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 10:33)

            As mesmas posições são frequentemente tomadas pelos rapazes e homens. Por receio de ser criticado, não se afastam quando alguém está prestes para contar uma piada de conteúdo questionável. Usam linguagem dos mundanos. Adotam estilo de roupa que não os identificam como crentes. Não são poucos que aceitam um cigarro ou um trago de bebida alcoólica. Folheiam revistas masculinas e livros que incentivam para uma vida que em nada é cristã. Assistem programações de televisão que jamais contribuem para a vida cristã para poder compartilhar com os colegas o desenrolar da programação, pois teria vergonha dizer que não assiste.

            Sim, amigo/irmão, Você pode negar Jesus sem dizer uma só palavra, e muitos fazem. Mas, como a hora da verdade chegou para Pedro, chegará para todos; mais cedo ou mais tarde. "Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente." (Mateus 26:75) Identifique-se com Jesus e não O nega por palavras ou comportamento, pois sua salvação depende desta identificação. Se não se identifica com Ele chegará o dia em que você também chorará amargamente e não haverá retorno.

Philip D. Walmer