>
 

Que Valor Tem A Verdade?

 

            O valor que deve ser atribuído à verdade é amplamente ilustrado pela passagem de Provérbios 23:23: "Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento." Ao referir-se à verdade, esta passagem não está dando licença para qualquer pessoa ou organização religiosa batalhar em prol de um ponto de vista particular, contudo considera toda a verdade contida na Bíblia que não é sujeito a qualquer interpretação particular. "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:19-21)

            Infelizmente, nestes tempos modernos não são poucos os homens tidos por eruditos que têm abraçado inverdades e levado multidões ao erro e possível à perda das suas almas eternas. A verdade deve ter grande e inestimável valor para todos, ao ponto de defendê-la até a morte, como os seguidores de Cristo do primeiro século, bem como em séculos seguintes fizeram. Achei de grande valor e digno de consideração as frases abaixo que foram me enviados por estes dias.

 

É melhor ser dividido pela a verdade do que unido pelo pecado.

É melhor falar à verdade que dói do que mentiras que confortam.

É melhor ser odiado por falar a verdade do que ser amado por contar uma mentira.

É melhor ficar sozinho com a verdade do que ser errado com a multidão.

 

            "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos a de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, d e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." (Tiago 1:19-25)

            A passagem acima declara que a lei de Deus é perfeita. Nenhuma lei da parte dos homens pode ser descrita assim. A passagem ainda declara que a lei de Deus é a lei da liberdade. Como os homens se enganam ao pensar que tem liberdade no seu comportamento e concupiscência enquanto correm para a perda da alma e destruição eterna.

            Amigo leitor, meu mais profundo desejo para você é que ame de todo seu ser a verdade de Deus que pode lhe salvar. Amar, abraçar e valorizar a verdade mais do que qualquer coisa deste mundo há de lhe proporcionar a maior realização do ser humano... a vida eterna no lugar mais belo de todos, criado especialmente para todos que amam ao Senhor incondicionalmente.

Philip D. Walmer