>
 

Páscoa 4

Número 4 - O Abandono

 

                É provável que Marcos 14:44 revela um plano da parte de Judas para forçar Jesus a se comprometer com um plano de governo terrestre. "Ora, o traidor tinha-lhes dado esta senha: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o e levai-o com segurança." Judas conhecia o poder de Jesus e talvez pensasse em tramar este plano para Jesus ser preso e depois se libertar milagrosamente e estabelecer um reino terrestre livre dos romanos que subjugavam a nação. Os homens jamais devem pensar que seus planos são superiores que os de Deus. Por fazer isto, Judas embarcou em uma viagem da qual não teria volta. Ele traiu e abandonou seu Salvador e por fim foi eternamente abandonado e perdido.

            É muito interessante observar o que aconteceu com os discípulos de Jesus quando viram seu mestre preso. Lembra-se que estes homens foram chamados por Jesus, receberam poder para operar milagres e sinais, mas na hora em que eles se encontraram ameaçados fugiram. "Então, deixando-o, todos fugiram." (Marcos 14:50) Poucos crentes neste mundo moderno têm sido fisicamente ameaçados ou feridos por causa de sua fé. Por isso a gente vê tantas declarações anonimatos de fé de trás das cortinas das redes sociais. Será que eles têm tanta coragem quando a declaração deve ser feita face a face? É licito imaginar o que aconteceria se estes fossem repentinamente ameaçadas por causa de sua fé. Acredito que a reação não seria muito diferente da dos discípulos.

            Você poderia muito bem perguntar por que penso assim. Baseio minha opinião naquilo que vejo. Pessoas supostamente firmes em sua fé, não conseguem viver a vida separada do mundo que Jesus indicou como o caminho certo que no fim levará à Cidade Celestial e vida eterna.

            Hoje as pessoas fogem da verdade da Palavra de Deus, pois ela não encaixa bem com a vida sensual que elas querem viver. Ela contradiz o que o mundo expõe como sendo a vida mais agradável e feliz.

            Elas fogem da santidade, pois ser diferente do mundo faria com que não seriam aceitas pelas pessoas que elas acham serem amigos de verdade.

            Elas fogem dos ensinamentos da Palavra de Deus, pois acham que os ensinamentos dos homens criam um caminho mais fácil. Elas escolhem para não conhecer a verdade apesar da verdade da Palavra de Deus ser o que os salvará deste mundo destinado para destruição eterna. "... conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)

            O que faz a diferença entre os discípulos do primeiro século e os de hoje? A diferença era que aqueles discípulos de Jesus foram realmente cheios do Espírito Santo no Dia de Pentecostes. Aqueles discípulos foram tão cheios do Espírito e a esperança da recompensa por vir que não mais importavam com as críticas dos mundanos e outros religiosos, e nem contavam suas vidas como sendo preciosas. No meio das perseguições daquele primeiro século, Paulo reconheceu o possível perigo de abandonar Jesus para poder escapar ilesos das perseguições e da morte, que deu o seguinte conselho como a única força capaz estabelecer o crente: "... mas enchei-vos do Espírito..." (Efésios 5:18) Quando você está realmente cheio do poder do Espírito, não mais importará com o mundo, o que os mundanos falam de você, o que é considerado como aceitável no mundo e não mais fugirá diante da identificação de Jesus. Que você seja um irredutível defensor de Jesus neste mundo por intermédio do poder do Espírito Santo e não um fujão.

            Philip D. Walmer