>
 

Moisés, Acreditou

            "Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus oficiais contra o povo, e disseram: Que é isto que fizemos, permitindo que Israel nos deixasse de servir?E aprontou Faraó o seu carro e tomou consigo o seu povo; ... E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.   Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis... Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas." (Êxodo 14:5-6;10-14;21)

            Você provavelmente já viu o filme "Moisés", com Charlton Hesston, encenando Moisés. Onda após onda de israelitas alegremente dando seus primeiros passos para a liberdade da escravidão do Egito. Mas eles estavam quase fora da cidade na frente os bailarinos viraram com fúria apontando para Moisés. E aquela fúria era cortante. Palavras penetrantes de desprezo e desconsideração por seu papel como líder. É quase como ver as pessoas gritando e dançando na igreja e logo que lhe pedir para fazer alguma coisa, o atraiçoamento aparece. Uma das frustrações mais desafiadores da liderança é perceber que aqueles que seguem muitas vezes não vêem as coisas do jeito que você faz. Com os egípcios trovejando baixo em um lado e as ondas do mar, por outro lado, os israelitas viram num beco sem saída. Mas Moisés viu dois muros de proteção da água e um caminho claro para a libertação de Deus. Quando os outros não compartilharam seu entusiasmo e sua vontade de sacrifício para um objetivo, invisível,  incerto, e fazer o que Moisés fez; ficar parado e comunicar a sua visão com clareza e convicção. E confiar no Senhor para trazer seus resultados para passar.

 
Cante: Minha esperança está edificada sobre nada menos do que o sangue e justiça de Jesus; Eu não ouso acreditar na mais doce ilusão, mas inteiramente dependo do nome de Jesus.

Em Cristo, a Rocha sólida, eu descanso; o restante do terreno é de areia movediça, o restante do terreno é de areia movediça.

Rufus M. Parker

"O Servo do Senhor Jesus Cristo"

Pensamento do Dia: Não é a grandeza dos nossos problemas, mas a pequenez da nossa fé que nos faz reclamar.