>
 

O Visto

            "Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR."  (I Samuel 3:7)

            Um incidente algumas semanas antes de minha viagem com o governa­dor, fez-me refletir acerca da experiência do menino Samuel. Quando Deus chamou, Samuel não O conhecia, o bastante para reconhecer-Lhe a voz; mas foi só recentemente que passei a considerar os paralelos implícitos nessa história para os cristãos de hoje.

            Meu marido e eu temos experimentado exemplos da indiscutível orienta­ção e intervenção de Deus em nossa vida. Recentemente, um amigo comen­tou que o relacionamento íntimo com Deus inclui ouvi-Lo. Eu não havia pensado nisso antes.

            Somos missionários no Zaire. A principal caixa postal de nossa Missão, entretanto,

entretanto, encontra-se na Zâmbia, para onde vamos a fim de receber o maior volume de correspondência e fazer contatos telefônicos ou por fax com o mundo exterior. Fica a apenas 240 quilômetros da Missão, mas a via­gem apresenta muitas variantes - condições da estrada, formalidades de fronteira, paradas para vistoria da policia (que podem ser de cinco a quinze). Assim, para deixar tempo para os compromissos e evitar o perigo de dirigir à noite, geralmente gastamos dois dias inteiros nessa viagem.

            Não faz muito, nossa correspondência precisava ser recolhida e diversos assuntos exigiam atenção. Como eu precisava presidir uma reunião da mesa administrativa da escola na quarta-feira à tarde, decidimos viajar na segunda-feira à tarde e regressar na quarta pela manhã. Meu visto para Zâmbia havia expirado, de modo que meu passaporte foi levado ao consulado para receber um novo visto. Mas a pessoa responsável foi negligente e não cumpriu o combinado na sexta-feira de manhã. Na sexta-feira à tarde, a caminho de casa depois das compras, pensei em buscar o passaporte. "Não", pensei co­migo mesma, "já é quase fim do expediente e o consulado fica a alguns quar­teirões de distância. Vou buscá-lo na segunda-feira de manhã."

            "Mas o consulado de Zâmbia estará fechado na segunda-feira; é finado para eles", foi a advertência imediata que recebi de meus pensamentos.

            "Não sei nada sobre isso; ninguém me disse qualquer coisa sobre o assun­to", argumentei comigo mesma. E fomos para casa sem o passaporte.

            "O consulado de Zâmbia está fechado", disse o mensageiro na segunda-feira de manhã, quando voltou com as mãos vazias. "É feriado público para eles e ninguém está trabalhando lá."

            Não tivemos escolha, a não ser adiar a viagem para terça-feira e deixar tare­fas inconclusas, em nossa pressa por estar de volta para a reunião administrati­va da quarta-feira. Deus deseja intervir e ajudar-nos em nossa vida diária, mas fica por nossa conta aprender a conhecê-Lo e ouvir-Lhe a voz.

Corrine Vanderwerff

 

Pensamento do Dia "Não há nada igual a um abraço afetuoso para melhor o dia de alguém. Dê um abraço hoje para alguém que necessita."