>
 

Sede Fortes, e Revigore-se

 

Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” Salmos 31:24.

 

Israel andava pelo deserto, rumo à terra prometida. Os anos transcorriam e dava a impressão de que o alvo estava cada vez mais distante. Você já sentiu algo parecido? Outro dia, um jovem me disse: “Tentei doze vestibulares em universidades públicas e não consegui passar. E, para piorar, não tenho dinheiro para pagar uma universidade particular. Acho que o meu sonho de ser médico nunca se realizará.”

Houve um momento em que o povo de Israel também sentiu que o desânimo se apoderava dele. Então, Deus disse: “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis.” Deut. 11:8.

Esta é a primeira vez na Bíblia em que aparece a expressão “sê forte”, em hebraico jazaq. Essa expressão se repete 290 vezes no Antigo Testamento. Esse é o segredo do êxito. Não há como alcançar os sonhos nem atingir as metas sendo fraco. É imprescindível ser forte. Tudo que vale tem um preço. No Brasil, existe um ditado popular que afirma: “A cana é doce, mas não é mole.” Só os fortes podem pagar o preço do êxito.

O salmista, no verso de hoje, se dirige aos desanimados. Àqueles que estão cansados de lutar e lutar e nada conseguir. Àqueles que estão a ponto de desistir diante das dificuldades que encontram na estrada.

“Sede fortes, e revigore-se o vosso coração.” É o desafio. Mas vai além. Mostra o caminho, a maneira de adquirir fortaleza. O caminho é: “Espera no Senhor.”

Você não está cansado de esperar? Sim, no sentido de aguardar que aconteça algo. Mas o “esperar” de Davi é um “ficar a sós” com Deus. Buscá-Lo em oração. Meditar nos Seus ensinamentos e tentar descobrir a maneira de alcançar o objetivo.

Talvez agora tenha sentido o que Deus disse a Israel: “Guardai, pois, todos os mandamentos... para que sejais fortes.” Deuteronômio 11:8. É o mesmo conceito de Davi: “Sede fortes... vós que esperais no Senhor.”

Você está disposto a seguir com atenção os conselhos divinos? Está disposto a meditar nos ensinamentos divinos para uma vida vitoriosa?

Vá, hoje, para o trabalho ou para a escola lembrando-se do conselho bíblico: “Sede fortes e revigore-se o vosso coração, vós todos, que esperais no Senhor.”

 

Alejandro Bullón

 

      

 "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona... Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."

Madre Tereza de Calcutá