>
 

Uma Vida Útil Apesar de Imperfeições

 

Como seres humanos e cristãos, temos imperfeições e fraquezas. Normalmente tentamos as mascarar e agir como não existem. Precisamos, no entanto, reconhecer que Deus pode nos usar apesar de nossos defeitos e fraquezas. Afinal de contas, se Deus usasse apenas pessoas perfeitas, nada seria efetuado.

Deus nunca é limitado por nossas limitações. Se nós O permitimos, Ele pode operar através de nossas fraquezas. Para que isto acontece, precisamos reconhecer que somos fracos, e que Ele é forte. Não somos totalmente capazes e Ele sabe disto, portanto por que tentamos, então, disfarçar o que Ele sabe de ser a verdade? Ele nos conhece do lado de dentro para fora e nada escapa do Seu conhecimento. Ele vê tudo.

Experiência nos ensina que nosso ministério mais efetivo se desenvolverá das experiências mais dolorosas de vida. Quando ministramos para outras pessoas, precisamos ser honestos, e deixar que elas vejam que nós também temos imperfeições e fraquezas. Pode ser até animador que elas vejam que nós, como elas, enfrentamos as mesmas batalhas, mas que continuamos servindo Deus fielmente, e que não estamos entregando os pontos.

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (II Coríntios 12:9) Ele é capaz de tomar nossas imperfeições e fraquezas e as transformar em algo útil e belo. Ele opera melhor quando admitimos nossas fraquezas.

Quero ser transparente diante de Deus e dizer: "Aqui estou, Senhor, com as minhas falhas e problemas e dou tudo de mim para Ti. Por favor, me usa de acordo com sua vontade." Deus nos ama apesar de nossos pensamentos confusos, e problemas

Detrás de cada problema nosso Deus tem uma razão. Ele os usa para desenvolver nosso caráter e nos formar no tipo de vaso que Ele quer que sejamos. Ninguém é isento dos problemas desta vida, de dores, ou de sofrimento. Ninguém pode se lembrar de alguém que ficou isento destas coisas, que atravessou a vida imperturbável e sem cicatrizes de batalhas.

Deus nos fala na sua Palavra: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse..." (I Pedro 4:12) Estas coisas acontecerão! Espere-as, conte como certo e lide com elas! Lembre-se que Deus está no controle! Se deixamos Ele assumir nossos problemas, tudo ficará mais fácil. Só fazemos confusão quando tentamos fazer as coisas de nossa maneira.

Não importa o que pensamos acerca das nossas situações de vida, Deus está sempre presente. Ele sabe exatamente de que temos necessidade, e quando o precisamos. Ele não vai nos desapontar e Ele não pode mentir. Ele é Deus!

Há vezes quando temos dor em nossos corpos oramos e a dor não sai, ficamos desanimados e pensamos que Deus está nos punindo, ou O questionamos e perguntamos: "Deus, que glória posso Lhe trazer nestas condições?" Cada vez que reclamamos e choramingamos com respeito nossas dores e sofrimentos, devemos nos lembrar de alguém que sofreu, mas sempre conseguiu manter seu espírito dócil e agradável. Eu me lembro de um irmão, já falecido há muitos anos. Nós, jovens seminaristas, fomos muitas vezes para a casa de Clair Smith, para animá-lo, pois a enfermidade não o permitiu frequentar os cultos. Sempre, em vez de nós o animarmos, ele nos animou, e certamente tínhamos bem menos dores e problemas que ele. Sentimos envergonhados de nossas queixas e reclamações diante deste exemplo de cristandade verdadeira. Ele sempre teve palavras de sabedoria, expressava seu gozo no Senhor, e nos contagiou com sorrisos verdadeiros. Ele foi um exemplo de como Deus pode usar alguém enfermo para encorajar os saudáveis. Ele demonstrou como Deus pode usar as coisas fracas e sofridas para sua glória e honra. Ele inspirou pessoas com saúde para servir a Deus fielmente, através da sua fé e espírito maravilhoso. Apesar das suas dores e do seu sofrimento foi ainda usado por Deus para encorajar e abençoar outros.

Afinal de contas, tudo que fazemos nesta vida deve ser para a glória de Deus. Tudo que temos vem de Deus. Tudo que possuímos veio de Deus. Tudo que somos também veio Dele. A maior dádiva que podemos ser para glorificar a Deus é para ser uma bênção e inspiração para outros.

Não, nunca seremos perfeitos, nem livres de provas, tentações, tribulações e problemas, mas Deus ainda nos ama, e transformará nossas fraquezas em inspiração para que outras pessoas sejam por elas, encorajadas, e fortalecidas. Permita que Deus tenha o controle total da sua vida e lhe usa poderosamente hoje.

Adaptado de Prayer Points por Diane Hayes