>
 

Como o Capitão Olavo Kundson Achou a Paz...

 

Um capitão de caráter brutal, cuja vida era beber e blasfemar, jazia doente à morte na sua cabine. Sentia que a morte se aproximava e tremia na presença do "Rei temível" (Jó 18, 14) pois era tomado de medo do além. Mandou vir o seu Tenente - Major "Henrique" ordenou:

- Ajoelhe-se aqui e ore por mim. A morte está se aproximando e eu fui um homem mau.

- Mas eu não sei orar capitão. O senhor sabe, que não queria saber dos crentes.

- Então busque a sua Bíblia e leia um trecho para mim, pois o meu tempo está se findando.

- Não tenho Bíblia, capitão, o senhor sabe da minha vida.

- Chame o Tenente-Capitão, implorou o capitão - talvez ele saiba orar. Em poucos minutos estava ali o Tenente-Capitão.        ,

- Escute, disse o capitão, esta vez eu estou às portas da eternidade. Por favor, ajoelhe-se e ore por mim.

- Muito eu gostaria de cumprir com este teu desejo, respondeu o Segundo Tenente, mas eu não sou capaz para isso. Do tempo da minha meninice para cá eu não orei mais.

- Também não tendes uma Bíblia? exclamou o pobre capitão.

- Não senhor não tenho, respondeu o outro.

- Então chame mais outro dos Tenente. Gritou o capitão apavorado. Mas este estava nas mesmas condições. Nada sabia de Deus, de oração e de Bíblia. Que situação tenebrosa para o moribundo.

Procuraram no navio todo um homem que soubesse orar, mas nem sequer não acharam nenhum.

Também não acharam uma Bíblia. Finalmente um marujo falou:

- Vi um garoto com uma Bíblia na mão, chamado Pedro.

- Chamem-no imediatamente e lhe perguntem se tem uma Bíblia. Exclamou o capitão.

- Pedro tens uma Bíblia? Perguntou o marujo ao garoto.

- Sim, respondeu esse enrubescendo, mas a leio só nas horas livres.

- Está bem, meu filho, pegue a tua Bíblia e se apresente ao Capitão. Ele sabe que vai morrer e quer que alguém leia algo da Bíblia para ele. Pedro pegou a sua Bíblia e foi procurar o seu chefe moribundo.

- Assenta-te aqui ao meu lado e procure algo na sua Bíblia, que poderá ajudar-me, pois eu vou morrer. Leia para mim miserável pecador que sou, uma palavra da misericórdia de Deus. Pobre menino. Não sabia o que deveria ler. De repente lembrou-se do capítulo 53 de Isaías, este que a sua mãe tinha lido para ele muitas vezes. Ele procurou a passagem e leu. Quando deu no verso 5, onde diz: "Mas Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e movido pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." O capitão exclamou:

- Pare meu filho. É justamente o que eu preciso. Leia mais uma vez! E Pedro tornou a ler as doces palavras tão consoladoras: "Mas Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e movido pelas nossas iniqüidades; O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."

- Ah, meu filho, é isto que eu procuro e é isto o que faz bem. Então Pedro criou coragem e disse:

- Com licença meu capitão, quando em casa eu lia tais versos para minha mãe, ela mandava colocar o meu nome. O senhor consente, que faça o mesmo como minha mãe me ensinava?

- Certamente, meu filho, coloque o teu nome da maneira como o aprendeste.

Reverentemente o rapazinho repetiu:

"Mas Ele foi transpassado pelas transgressões do Pedro, e movido pelas iniqüidades de Pedro. O castigo que traz a paz para Pedro estava sobre Ele e pelas suas pisaduras foi Pedro sarado."

Antes que Pedro terminasse, o capitão estava de joelho a frente do seu leito, os olhos fitos em Pedro. E quando Pedro silenciava, exclamou:

- Leia mais uma vez e coloque desta vez o nome do teu capitão.

O moço lia:

"Mas Ele foi transpassado pelas transgressões de Olavo Kundson, e movido pelas iniqüidades de Olavo Kundson. O castigo que deveria trazer a paz para Olavo Kundson estava sobre Ele e palas Suas pisaduras Olavo Kundson foi sarado."

- É bastante Pedro, pode retirar-se.

O capitão ainda chamou toda a tripulação e deu um testemunho comovente de sua salvação.

Seu corpo foi enleado numa lona e entregue ao mar.

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;   por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus." (Romanos 5, 1-2)